Já não é novidade para ninguém que toda a nova geração de smartphones Android topo de gama vai ser baseada no SoC Snapdragon 8 Gen2 da Qualcomm. Uma evolução face aos atuais SD 8 Gen1 e 8+ Gen1. Mas será uma evolução, ou uma revolução? É que apesar do processo de produção ser exatamente o mesmo que a Qualcomm já utiliza, temos algumas mudanças e evoluções que podem mesmo vir a fazer a diferença.
Vamos perceber o que muda?
Qualcomm Snapdragon 8 Gen2: Revolução ou mais do mesmo?
Portanto, nas próprias palavras da Qualcomm, está na hora de levar as coisas para um outro nível, por isso, apesar do facto do Gen2 ser construído a partir da base do Gen1 do ano passado, a verdade é que a gigante Mobile decidiu mudar algumas coisinhas, como é o número de núcleos em cada parte da estratégia big.Medium.Little.
Isto é importante saber, porque os primeiros smartphones com estes processadores estão prestes a ser uma realidade, com anúncios já planeados para Dezembro! (Xiaomi já esfrega as mãos!)
Performance
Antes de mais nada, além da nova arrumação de núcleos, o elemento mais poderoso do core é agora um Cortex-X3 em vez de um Cortex-X2, isto significa que no pico de performance, este SoC é agora capaz de um nível de performance 35% superior, ao mesmo tempo que é 40% mais eficiente.
Mas lá está, isto são números da fabricante. Temos de esperar pelos primeiros smartphones para tirar algumas teimas.
É de salientar que a TSMC é a responsável pela produção destes chips, por isso, a nível de eficiência, as coisas vão ser muito superiores face aquilo que tivemos a oportunidade de ver nos primeiros Snapdragon 8 Gen1 do ano passado, que tinham produção Samsung.
Câmera
O SoC não é apenas importante pelo processamento de dados puro e duro, é também muito importante no processamento das imagens capturadas no módulo traseiro, mas também na câmera de selfies.
Dito isto, o novo ISP Cognitivo vem com capacidades muito interessantes, pronto a lidar com sensores de nova geração, como é o ISOCELL HP3 da Samsung, com 200MP. Além disto, o novo chipset é também capaz de suportar o codec AV1 a 8K@60FPS.
Conectividade
Como é óbvio, ao ser o SoC mais avançado da Qualcomm, temos também o modem mais avançado, ou seja, o Snapdragon X70 5G, agora capaz de um pico de velocidade de 10 Gbps. Como é óbvio, vai ser praticamente impossível chegar a estas velocidades no mundo real, mas a capacidade está lá.
Além disto, temos também suporte ao Wi-Fi 7, que também ainda não é bem banal no mercado, mas é uma questão de tempo até começar a fazer das suas. O Snapdragon 8 Gen2 é um SoC future proof.
Inteligência Artificial
O que é um artigo a falar de smartphones, sem falar de IA? Pois bem, o SD 8 Gen2 vem equipado com um novo motor de IA, capaz de lidar ainda mais rapidamente com qualquer algoritmo inteligente. Além disso, tem também suporte a INT4, que potencialmente pode ser uma grande ajuda na eficiência energética, e por isso mesmo, na autonomia de qualquer aparelho móvel baseado neste processador.
Conclusão
O novo SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2 é uma óbvia evolução face ao que temos agora no mercado. Mas, graças às linhas de TSMC, e algumas novidades da Qualcomm, é uma evolução que quase roça na revolução
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está interessado num novo smartphone baseado neste SoC? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!