Embora a Apple tenha lançado chipsets poderosos para os seus smartwatches ao longo dos anos, não houve nenhuma melhoria real no espaço dos smartwatches Wear OS. Dito isto, os chipsets da Qualcomm tiveram um desempenho e eficiência pouco simpáticos. Isto levou a um fraco desempenho. Entretanto a Samsung mudou isso quando lançou o Exynos W920 com o Galaxy Watch 4. Entretanto parece agora que a Qualcomm decidiu finalmente lançar um chipset moderno para smartwatches.
Qualcomm vai revolucionar o mundo dos smartwatches Wear OS
Assim a empresa publicou ontem um teaser para o próximo processador destinado aos smartwatches. O tweet com a frase os ponteiros estão a contar para algo em grande também apresentava um emoji de relógio. Uma vez que a empresa usou a expressão “algo em grande” no seu teaser, esperamos que a Qualcomm lance um chipset de gama alta com um processo de fabrico moderno.
De facto, foi revelado há algumas semanas que a Qualcomm lançará em breve dois novos chipsets para wearables. Assim temos o Snapdragon Wear 5100 e Snapdragon Wear 5100+, feitos com o processo de 4nm da Samsung Foundry.
Já o Exynos W920 da Samsung, usado no Galaxy Watch 4 e no Galaxy Watch 4 Classic, usa o processo de 5nm da Samsung Foundry. Em comparação, o chipset S7 da Apple é feito usando o processo de 7nm da TSMC. Já o Snapdragon Wear 4100+ da Qualcomm utiliza um processo de 12nm. Se o próximo chip Snapdragon for realmente baseado no processo de 4nm, pode traduzir-se num desempenho consideravelmente mais rápido e uma vida útil da bateria mais longa do que os smartwatches Wear OS existentes.
Graças ao Exynos W920 e ao próximo chipset da Qualcomm, poderemos ver melhorias consideráveis nos próximos smartwatches com Wear OS. Lembro, por exemplo, que a parceria da Google com a Samsung para o Wear OS 3 já resultou numa melhor integração entre telemóveis, tablets e até Chromebooks baseados no Android.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!