Muito se tem falado do processo de 3nm da TSMC, e de como a Apple vai aproveitar esse mesmo processo para chegar a todo um outro nível de performance e eficiência. Mas… A Qualcomm também está na fila da frente para começar a produzir muitos e bons chips neste novo e aparentemente revolucionário processo de produção.
Sim, a Qualcomm tem planos para produzir o novo Snapdragon 8 Gen3 nas linhas de 3nm, e aparentemente, é muito provável que a TSMC recebe a totalidade, ou pelo menos a grande maioria das encomendas. A Samsung vai ficar novamente para trás.
Qualcomm vai continuar de mãos dadas com a TSMC em 2023
Portanto, é muito provável que a Qualcomm tente voltar a dividir o fornecimento de processadores entre a TSMC e a Samsung. No entanto, é também cada vez mais provável que a grande maioria das encomendas vão cair em cima da TSMC, que além de maior capacidade de produção, também apresenta uma menor taxa de defeito em cada fornada.
Sim, a Samsung é mais barata, mas ao que tudo indica, a taxa de defeito da gigante Sul Coreana anda pelos 80%, enquanto a da TSMC anda pelos 20~30%.
Além disto, além dos custos acrescidos e aumento de complexidade deste processo, é muito provável que os preços aumentem para as fabricantes. Especialmente porque a Samsung continua a ser uma rival com problemas, o que claro está, faz com que a TSMC possa pedir o preço que bem entender, pelos seus produtos.
Sim… Leu bem… Os smartphones Android de 2024 vão provavelmente ser um pouco mais caros. Isto, se a ‘crise económica’ já estiver debelada. Ao fim ao cabo, é esperado que a Samsung mantenha os preços em 2023, ou até os baixe. Isto de forma a manter o seu nível de competitividades com as principais rivais, onde claro está, temos de salientar a Apple e a Xiaomi.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!