Qualcomm não consegue tocar na Apple

A Qualcomm está a fazer uma grande aposta no desenvolvimento e implementação de grandes e boas novidades tecnológicas nos seus processadores, aproveitando ao máximo aquilo que a Nuvia tem para oferecer. Ainda assim, ao que tudo indica, rivalizar com a Apple ainda não está nas cartas, nem vai estar nos próximos anos.

Qualcomm não consegue tocar na Apple no campo da performance

Apple Qualcomm

Portanto, como deve saber, o divórcio da Apple com a Intel foi muito provavelmente a melhor coisa que a gigante Norte-Americana poderia ter feito para se separar do restante mercado de computadores. A Apple está a conseguir desenvolver chips de respeito, com níveis de performance simplesmente incríveis, isto tanto na linha do iPhone (A Series) como também na linha dos portáteis e workstations (M Series).

É exatamente por isso que as rivais da Apple no mundo dos processadores andam a apostar forte e feio em linhas de produção tecnologicamente evoluídas, e claro, em novos designs. Mas mesmo assim, a Apple parece continuar isolada no poleiro da performance. Basta olhar para a Qualcomm, que está agora a aproveitar a aquisição da Nuvia para apresentar designs ainda mais inovadores, mas ainda assim, com uma aparente incapacidade de tocar naquilo que a Apple anda a conseguir fazer, até pelo menos 2024.

Ou seja, o primeiro processador Qualcomm a querer rivalizar com a Apple, apenas vai estar pronto em 2024. Um processador que pode muito bem aparecer em destaque nos portáteis Surface da Microsoft. Para tentar meter a responsável pelo SO Windows num nível diferente de performance e eficiência, longe das habituais alternativas da Intel e AMD.

Isto são boas notícias… Mas é normal este atraso de anos?

Óbvio que é bom ver a Qualcomm a apostar forte e feio no ARM, para mais aparelhos fora do mundo Android. Ainda assim, é estranho ver que a Qualcomm, que vive apenas e só do desenvolvimento deste tipo de processadores, não consegue nem tocar na Apple.

Para ter ideia do que está a acontecer, se tudo correr bem, a Qualcomm vai estar 3 gerações atrás da Apple! Isto, quando finalmente chegar ao mercado com o seu primeiro chip Nuvia. Curiosamente, nesta altura, nem vai ser só a Apple a entrar em grande neste mercado! Visto que tudo indica termos uma Samsung muito interessada em revolucionar o seu projeto Exynos, para também oferecer um nível de performance muito similar ao da rival… Também em 2024!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também