Qualcomm já começou a tremer com o novo SoC Dimensity!

Ao longo das últimas semanas temos visto muitos e bons rumores à volta do próximo SoC topo de gama da MediaTek, ou seja, o Dimensity 9300 que deverá dar vida a vários smartphones topo de gama no final de 2023 e início de 2024. Rumores extremamente interessantes e que devem meter a Qualcomm em bicos dos pés.

Afinal, a maior rival da Qualcomm está a tentar muita coisa nova, e ao que tudo indica, não está com medo de ir à luta.

Qualcomm já começou a tremer com o novo SoC Dimensity!

Portanto, há muito tempo que a MediaTek deixou de ser “aquela fabricante” que só lançava chips baratos para as gamas mais baixas do mundo Android. A MediaTek mudou a sua forma de atuar no mercado nos últimos anos, e como tal, tem sido capaz de trazer para cima da mesa processadores incríveis no campo da performance e eficiência energética, ao utilizar o mesmo exato processo de produção que a sua velha rival Qualcomm também utiliza.

Dito isto, é inegável que a MediaTek perdeu um pouco de gás em 2023, com o Snapdragon 8 Gen2 a aparecer em 99% dos smartphones topo de gama. Por isso, a estratégia vai mudar em 2024, com um Dimensity 9300 muito diferente da concorrência, e por isso mesmo, com um potencial incrível para dominar o mundo Android.

Afinal de contas, além de uma configuração de núcleos de processamento EXTREMAMENTE diferente. O novo SoC topo de gama da fabricante também vai dar uso aos chips de memória mais rápidos do mercado (LPDDR5T).

Diferente? Como assim?

O Dimensity 9300 vai trocar a atual configuração de 8 núcleos liderados por um Super Núcleo, suportados por núcleos de média e baixa performance, para optar por 4 núcleos de alta performance (Cortex-X4), e outros 4 núcleos mais focados na eficiência energética (Cortex-A720).

Além disto, o SoC vai ainda ter os já mencionados chips de memória RAM LPDDR5T que prometem uma velocidade de transferência de 9.6 Gbps.

Infelizmente ainda não sabemos o que isto vai dar. Mas, configurações diferentes vão servir para perceber afinal qual é o melhor caminho no mundo mobile. Quem sabe, se o Dimensity 9300 não chega para dominar? Seria incrível. Afinal de contas, nenhum mercado pode ser saudável quando existem domínios de certas fabricantes. Uma MediaTek forte significa que a Qualcomm também terá de apostar na inovação, e claro, no preço.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também