A Qualcomm reina no mundo dos smartphones, tanto na parte dos processadores, como também na parte da conectividade às redes de nova geração, a partir dos seus modems.
Afinal de contas, caso não saiba, além do facto de a grande maioria dos smartphones Android serem equipados com SoCs Snapdragon (onde temos o modem incluído), todos os smartphones iPhone também chegam ao mercado equipados com modems 5G da Qualcomm.
Aliás, a Apple até se tentou ver livre da parceira, ao comprar o departamento de modems da Intel… Mas a coisa correu mal, e pelos vistos, ainda bem! É que a Qualcomm parece ter feito bons avanços na parte do 5G, que deverão dar frutos a todas as fabricantes mobile que optarem pelo hardware da gigante Norte-Americana.
Qualcomm fez um avanço incrível no 5G. Revolução?
Portanto, a Qualcomm foi capaz de chegar à marca dos 7 Gbps, graças à colaboração com algumas gigantes Chinesas do mundo mobile. Que parceiras são estas? Estamos a falar da ZTE, Nokia Shanghai Bell e CICT Mobile, que participaram num teste em que um modem da Qualcomm foi capaz de chegar aos 7.1 Gbps de download, e 2.1 Gbps de upload, tudo com uma latência de apenas 3.6ms. Sim, leu bem, o mais incrível nem é a velocidade, mas sim a latência.
Entretanto, se tem interesses no campo das telecomunicações, fique a saber que o teste utiliza a estrutura DDDSU. Além disso, o mmWave foi capaz de atingir velocidades mais altas, e latências mais baixas, comparativamente às redes Sub-6GHz.
Ora leia o que o GM de Modems e Infraestrutura da Qualcomm teve a dizer:
- “Hoje é outro marco significativo para 5G mmWave! À medida que o mundo continua a assistir ao aumento da procura de dados, a mmWave está a desempenhar um papel fulcral no aumento da capacidade da rede a um custo inferior para os operadores. Estamos orgulhosos de continuar a trabalhar com parceiros industriais como a ZTE, Nokia e CICT Mobile, e o Grupo de Promoção IMT2020 (5G) para expandir as fronteiras da conectividade e permitir experiências robustas de consumidores e empresas”.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já dá algum valor ao 5G? Ou acha que a coisa está a ser implementada de uma forma demasiado lenta? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!