Enquanto a Nintendo Switch continua a desaparecer das prateleiras como se nada fosse, e as consolas de nova geração também continuam a chegar ao mercado a conta-gotas, parece que temos uma empresa muito conhecida pronta a entrar neste mundo.
Afinal de contas, ao mesmo tempo que a Nintendo começa a preparar o lançamento da sua nova Super Switch, a Qualcomm parece estar a desenvolver uma consola híbrida muito parecida ao ‘best seller’ da gigante Japonesa.
- (Lançamento) POCO X3 Pro tem um preço bombástico (199€)
- Instagram – Não consegue enviar fotos ou vídeos? Não é o único!
Qualcomm está a desenvolver um ‘clone’ da Nintendo Switch
Portanto, como é normal, a Switch é tão popular, que várias empresas olharam com bons olhos para uma entrada neste segmento de mercado. Contudo, igualar a “magia” que a Nintendo mete nos seus produtos não é fácil. Por isso, é muito provável que nem sequer tenha ouvido falar da grande maioria destas consolas portáteis e/ou híbridas.
Ainda assim, de forma bem curiosa, agora temos uma das gigantes do mercado pronta a tentar fazer algo muito parecido à formula da Nintendo! Uma consola baseada no sistema operativo Android, e com uma data de lançamento marcado para o início de 2022.
Consola portátil Android?
Na verdade, faz todo o sentido!
Afinal de contas, a Qualcomm é uma das fabricantes mais importantes da indústria, no que diz respeito à produção e desenvolvimento de processadores e SoCs. Estamos a falar de uma empresa que fornece processadores à Samsung, à Oppo, à OnePlus, etc… Muito resumidamente, seu recente Snapdragon 888 é uma autêntica besta da computação! Dando vida à grande maioria dos smartphones topo de gama do mercado.
Dito tudo isto, o aparelho irá assemelhar-se a um smartphone de grandes dimensões, no entanto, não vai funcionar como um smartphone. Estamos a falar de uma espécie de tablet 5G, com um ecrã de 6.65” e um corpo grosso para dar espaço a uma bateria de grandes dimensões (com carregamento rápido) e a um sistema de refrigeração mais capaz do que é normal.
Contudo, ainda não fazemos ideia se esta consola irá ser baseada no SoC mais poderoso da empresa, que na altura do lançamento (início de 2022), já não será o Snapdragon 888.
Curiosamente, é esperado que esta ‘Switch’ da Qualcomm também chegue ao mercado com comandos Joy-Con muito parecidos aos da consola original da Nintendo. Sendo possível retirá-los da consola para jogar um pouco mais afastado. Afinal de contas, também vai ser possível ligar esta consola a monitores e/ou TVs, tal e qual como na Switch.
Entretanto, pelo preço de mais ou menos 300€, e acesso completo à Play Store da Google, temos aqui uma alternativa bastante interessante. Especialmente se chamar a atenção de alguns estúdios especialistas no mundo dos jogos mobile. (Melhor ainda, se tiver um SoC topo de gama, e a coisa servir como um media center poderosíssimo para a TV das nossas salas!)
Alguns rumores também apontam para o suporte à loja de Apps da Epic Games, e lançamento de uma plataforma de conteúdo proprietária.
Em suma, será que temos aqui o início de algo? Ou será que vai acabar por ser mais uma consola ‘clone’ que nunca irá ter qualquer tipo de sucesso?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!