De forma muito resumida, a Qualcomm vai conseguir sobreviver para voltar a lutar outra vez. Como é óbvio, uma empresa como a Qualcomm não pode depender de apenas um único cliente, e na realidade nem depende.
Porém, é inegável que dizer adeus à Apple, que vai buscar TODOS os seus modems à Qualcomm, iria significar um rombo muito significativo na lucratividade da empresa, o que por sua vez iria ter um profundo impacto na valorização da empresa nos mercados Internacionais.
Mas calma! A Apple não está a conseguir desenvolver o seu próprio modem, e por isso mesmo, a Qualcomm pode respirar de alívio durante mais algum tempo.
Aliás, parece cada vez mais certo que a Apple desista desta missão de criar o seu próprio modem 5G para criar uma relação mais “amigável” com a sua velha parceira. O que seria incrivelmente curioso e até engraçado, tal tem sido a relação entre a Apple e a Qualcomm.
Qualcomm adiou o divórcio com a Apple durante mais alguns anos
Portanto, caso não tenha estado atento, há cerca de um mês atrás, a Qualcomm lançou um comunicado de impressa que dizia apenas
- “Chegámos à um novo acordo com a Apple para continuar a fornecer modems.”
Algo realmente muito importante, porque como dissemos em cima, esta parceria com a Apple representa muito e bom dinheiro a entrar nos cofres da empresa ano após ano. Para ter noção, representa cerca de 20% das receitas anuais da Qualcomm. (Sim, a Apple vende mesmo MUITOS smartphones por ano).
Curiosamente, historicamente, a Apple sempre tentou evitar o uso de modems Qualcomm no iPhone. Porém, teve de engolir em seco no ano de 2019, depois de chegar a acordo num processo em tribunal gigantesco que poderia valer muitos milhões de euros. Tudo porque… Bem… A fornecedora de modems da Apple na altura não teve a capacidade de desenvolver um modem 5G para a próxima geração de smartphones iPhone. Estamos a falar da Intel.
Aliás, caso não saiba, o atual desenvolvimento da Apple consiste no velho projeto da Intel, com grande parte da mesma equipa, agora debaixo do teto da gigante responsável pelo iPhone.
- Nota: A Apple comprou o negócio de modems Intel por mil milhões de euros.
Inicialmente, a Apple até esteve confiante no seu desenvolvimento e produção de um modem 5G próprio. Com planos para aparelhos baseados no mesmo nas prateleiras em apenas 2 ou 3 anos. Porém, as coisas foram sendo adiadas, e da última vez que algo foi dito, era esperado que a Apple apenas tivesse o seu primeiro modem 5G pronto lá para 2024. Agora? Bem, talvez nunca.
Como deve saber, a Apple é incrível no design e desenvolvimento de novos chips. Porém, um modem é um caso mais complexo, e por isso muito diferente. É por tudo isto que Apple pode estar prestes a atirar a toalha ao chão, e claro, a Qualcomm está toda contente pronta a apanhar essa mesma toalha para continuar a contar com a Apple como cliente.
Conclusão
Resumindo e concluindo, é muito provável que a Apple não tenha um modem pronto até pelo menos 2027. Isto se não existir uma desistência até lá.
Por isso, a Qualcomm vai aproveitar estes anos extra de “oxigénio” para apostar noutras áreas, e assim crescer como empresa, até ao ponto de perder a Apple não ser um “fim do mundo”. Mas, se a Apple quiser, vai ter sempre um ombro para chorar com a Qualcomm, para chorar, e para deixar uns belos milhões de euros por muitos e bons modems para o iPhone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!