Qualcomm está a perder força para a MediaTek!

À medida que a transição global para as redes 5G ganha algum ritmo, eis que a Qualcomm começa a demonstrar algumas fragilidades. Afinal de contas, tudo indica que com o ‘desaparecimento’ da Huawei no mundo da produção de chips, a MediaTek assumiu a oportunidade e apareceu em grande no mundo dos smartphones.

Entretanto, claro que esta tendência pode ser uma clara consequência da crise de chips que atualmente vivemos no mundo tecnológico, mas pode também não ser.

Qualcomm está a perder força para a MediaTek!

MediaTek T750

Portanto, no passado mês de dezembro de 2020, a MediaTek ultrapassou a Qualcomm em termos de quota de mercado pela primeira vez no seu tempo de existência, ao equipar cerca de 100 milhões de equipamentos no terceiro trimestre do ano passado. Entretanto, na altura, no campo do 5G, a Qualcomm continuou a dominar com uma quota de 55%. No entanto, este valor está lentamente, mas seguramente, em queda.

Afinal de contas, segundo um novo estudo de mercado, a MediaTek está em crescimento em todos os mercados, contando agora com 43% da quota de mercado, segundo os dados do segundo trimestre do presente ano. Um crescimento muito interessante, face aos 35% do primeiro trimestre de 2021. Em comparação, a Qualcomm caiu dos 29% para 24%.

Como é que a MediaTek ultrapassou a rainha dos processadores Android?

Bem, o segredo parece estar na gama baixa e gama média. Especialmente quando falamos da conectividade 5G, isto ao mesmo tempo que também baixou os preços, de forma bastante agressiva, no 4G LTE.

A verdade é que a crise também teve o seu impacto, visto que a Qualcomm está a ter muita dificuldade na produção de chips, especialmente nos segmentos mais altos. (A Apple parece a única empresa focada no mobile, sem problemas de chips, de momento).

Em suma, a MediaTek sempre se focou muito em chips “qualidade/preço”, em mercados emergentes. Mas agora, o foco está a mudar, e até já existem planos para entrar em mercados gigantescos como o Americano. Para isso, a MediaTek também tem planos para começar a produzir SoCs de 4nm nas linhas da TSMC! O que poderá ser uma jogada de mestre, se a performance e eficiência energética estiver presente.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também