A Oppo é uma das maiores fabricantes do mundo Android, e como tal, é uma das muitas fabricantes a fazer uso da nomenclatura ‘Pro’, de forma a distinguir os muitos modelos dentro das várias gamas de produtos do mercado mobile. Mas, o que significa realmente o uso da distinção Pro no nome de um smartphone Android em 2023?
Para responder a esta pergunta, pegámos nos recentemente lançados Oppo Reno 10 e Oppo Reno 10 Pro, dois smartphones extremamente modernos e bem construídos, curiosamente muito similares no exterior, para fazer alguns testes. Vamos a isso?
Qual é a diferença do ‘Pro’ para uma fabricante?
Portanto, como é normal, um smartphone Pro é sempre um aparelho mais bem construído, mais agradável ao toque, e com alguns detalhes que saltam à vista. Sim, estes dois aparelhos são extremamente parecidos visualmente. Mas, se pegar nos dois ao mesmo tempo, não é muito complicado perceber qual é o modelo Base e qual é o modelo Pro.
Fora o toque, temos ainda algumas diferenças nos componentes utilizados, como é o caso do ecrã, que parece o mesmo no papel mas oferece mais brilho (e normalmente mais cedo) na versão Pro. Similarmente, temos também o caso da bateria que é maior na versão base, mas oferece uma autonomia muito similar porque o SoC não é tão eficiente.
Antes de mais nada, vamos às Especificações Técnicas, para perceber o que realmente muda no interior destes dois smartphones.
Oppo Reno 10 Pro
- Sistema Operativo: Android 13 (ColorOS 13.1)
- Ecrã: 6.74” FHD+ OLED Curvo // 120Hz
- SoC: Snapdragon 778G
- Memória: 12GB
- Armazenamento: 128GB~256GB
- Câmeras:
- Traseiras: 50MP+8MP+32MP
- Frontal: 32MP
- Bateria: 4600mAh (Carregamento Rápido: 80W)
- Peso: 185g
Oppo Reno 10
- Sistema Operativo: Android 13 (ColorOS 13.1)
- Ecrã: 6.74” FHD+ OLED Curvo // 120Hz
- SoC: Dimensity 7050
- Memória: 8GB
- Armazenamento: 128GB~256GB
- Câmeras:
- Traseiras: 64MP+8MP+32MP
- Frontal: 32MP
- Bateria: 5000mAh (Carregamento Rápido: 67W)
- Peso: 185g
Em suma, as grandes diferenças estão no SoC, ou seja, no poder de processamento computacional e gráfico que cada aparelho tem ao seu dispor. O que claro está, também se vai refletir na captura de imagem (fotografia e vídeo), especialmente no processamento de imagem após captura.
Além disso, no modelo ‘não Pro’, temos um sensor principal diferente, menos memória RAM, e uma bateria maior, mas com menor capacidade de carregamento rápido. Porém, hoje em dia, as especificações técnicas não contam tudo! Por isso, vamos fazer alguns benchmarks.
Benchmarks
A diferença nos números não é gigantesca. Mas não se deixe enganar, a utilização no mundo real não é bem a mesma.
Fotografia
A gama Reno da Oppo não foi pensada para ser algo de “topo”, sendo uma alternativa de gama média-alta, sempre com um grande foco no design, e claro, na fotografia. Algo que se nota em ambos os modelos!
Sim, até o mais barato e menos apetrechado Reno 10 é capaz de oferecer capturas incríveis. Aliás, as capturas, salvo alguns detalhes, não são extremamente diferentes.
Uso no dia-a-dia e Conclusão
As especificações não são extremamente diferentes, o design também não, e até na captura de imagem, a coisa não é assim tão diferente quanto isso. Porém, no dia-a-dia, vai notar alguma diferença.
Especialmente a fazer as coisas mais mundanas do seu dia-a-dia, como é escrever uma mensagem. A resposta ao toque, especialmente a vibratória, é muito superior no modelo Pro. Aliás, todo o feedback do modelo mais premium é superior, nem que seja aceder a um simples menu.
É inegável que existe uma diferença no uso destes aparelhos. A minha questão é… Se é assim tão grande para merecer a nomenclatura Pro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!