Caso não saiba, apesar do facto de a Samsung ser uma das maiores fabricantes de ecrãs OLED do planeta, no mundo das TVs, a sua aposta nunca esteve muito assente nesta tecnologia, sim no QLED. Ou seja, no mundo dos grandes ecrãs OLED, quem manda é mesmo a LG.
No entanto, isto não significa que a Samsung ande a dormir, encostada à sombra de uma bananeira… Muito pelo contrário. É que ao que tudo indica, a gigante Sul Coreana já tem uma alternativa superior ao muito popular OLED. É o quê? Muito simples! Uma mistura do QLED com o OLED!
QD-OLED: Samsung já tem o seu ‘OLED Killer’!
Portanto, com a CES 2022 a acontecer em Las Vegas, a Samsung decidiu demonstrar o que realmente vale a sua tecnologia QD-OLED. Uma tecnologia, que no fundo, é uma variação do OLED, agora com alguns pózinhos do QLED em cima. Mas vamos por partes!
QD-OLED significa “quantum dot organic light-emitting diode“, uma tecnologia que foi originalmente ‘teased’ em 2019, e que pelos vistos, começou a ser produzida em massa em Novembro de 2021. Assim, se pensa que é uma tecnologia completamente nova, está muito enganado.
A ideia aqui é oferecer toda a qualidade dos ecrãs OLED, agora com mais brilho, e ainda mais cores. Afinal de contas, as novas TV QD-OLED da Samsung conseguem oferecer 99.9% da gama DCI-P3, ao mesmo tempo que oferecem ainda mais brilho, mais contraste, pretos realmente reais e profundos, e claro, ângulos de visualização superiores. Em suma, a grande diferença está no uso dos muito populares “Quantum Dots”.
No entanto, a LG também não está a dormir, e em 2022, vai introduzir painéis OLED EX, que por sua vez também oferecem mais brilho, e uma maior qualidade de imagem.
Então… E o preço?
Infelizmente, é esperado que a tecnologia QD-OLED seja um pouco mais cara, devido ao acréscimo de complexidade na produção, e quantidade de produção limitada. Uma clara desvantagem relativamente ao OLED, que nos últimos tempos tem ficado significativamente mais barato.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!