QD-OLED – O que é? Deve comprar em 2025?

Muito se fala do OLED como tecnologia rainha do mundo dos ecrãs, seja para que aparelho for. Mas, no mundo das TVs e Monitores, a realidade é que as atenções estão lentamente a ficar do lado do QDOLED, uma tecnologia híbrida que promete juntar as vantagens do OLED e do QLED em um único produto.

Já vale a pena?

QD-OLED – O que é? Deve comprar em 2025?

Samsung ecrãs OLED, limpar um ecrã OLED

Vale a pena comprar? Talvez sim, talvez não.

A tecnologia ainda é muito recente, porém, já tem uma boa adoção por parte de várias fabricantes importantes como é o caso da Samsung ou da Sony. Aliás, já tivemos a oportunidade de testar algumas televisões equipadas com ecrãs QD-OLED, e a conclusão é sempre uma… A qualidade de imagem é absolutamente incrível.

Mas há um problema, que como deve adivinhar, está associado ao preço. O QD-OLED ainda é muito caro, porque a sua produção ainda é demasiado complexa.

Por isso, ainda pode fazer sentido optar por uma TV OLED, isto em vez de uma QD-OLED, especialmente se conseguir comprar uma TV maior a um preço mais baixo. As vantagens não são assim tantas face a uma boa e mais barata TV OLED.

Quais são as vantagens e desvantagens?

O QD-OLED (Quantum Dot Organic Light Emitting Diode) aumenta a capacidade de brilho do OLED tradicional ao utilizar uma fonte de luz azul OLED com uma camada Quantum Dot em cima. Aliás, não é apenas o brilho que melhora, a fidelidade de cor também aumenta face ao OLED tradicional.

Como este processo é mais eficiente que o uso de filtros de cor, os ecrãs QD-OLED chegam a níveis de brilho mais altos, ao mesmo tempo que conseguem manter as cores vivas e pretos profundos de sempre. Se fosse alguém do marketing, diria que é possível combinar os pretos reais do OLED com o brilho e gama gigante de cores do QLED.

Porém, como em tudo na vida, há desvantagens! A maior é obviamente o preço, porque a produção ainda é complexa e reduzida. Além disso, temos também a longevidade do painel, que ainda é curta e tem alguma incerteza à sua volta. Não é de todo o ecrã ideal para imagens estáticas, sendo exatamente por isso que uma utilização como monitor é ainda um pouco perigosa.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também