Gravações automáticas com publicidade? Diga adeus!

A partir do dia 1 de maio, os clientes da MEO, NOS e Vodafone vão deixar de levar com publicidade antes das gravações automáticas nas suas boxes. Uma medida que, à primeira vista, até parece um ato de respeito para com o consumidor. Mas vamos ser claros: isto só acontece porque foram obrigados.

Ou seja, a Autoridade da Concorrência (AdC) emitiu uma nota de ilicitude a considerar que esta prática é pura e simplesmente ilegal. Por isso, claro, perante a pressão e o cenário previsível de sanções, os operadores recuaram na sua estratégia.

Uma prática abusiva desde o início!

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Colocar publicidade antes de uma gravação automática é uma daquelas ideias que parece vinda diretamente do inferno corporativo.

Os operadores estavam a transformar uma funcionalidade básica, e muito bem vinda, num momento de tortura publicitária, obrigando os utilizadores a assistir a 30 segundos de anúncios inultrapassáveis.

Tudo isto depois de já pagarem pelo serviço, e de já levarem com publicidade nos próprios canais. Ou seja, os clientes estavam a pagar para ver publicidade.

A desculpa? Uma suposta modernização dos modelos de negócio, inspirada em plataformas como o YouTube. Mas, aqui há uma coisa muito interessante… O YouTube é uma plataforma gratuita que depende dos anúncios para sobreviver. Comparar uma box paga de TV por subscrição a um serviço gratuito suportado por anúncios é, no mínimo, ridículo.

Já não é a primeira vez

Esta novela tem capítulos anteriores. Em 2021, a AdC já tinha acusado as operadoras de práticas anticoncorrenciais, devido a um acordo que obrigava os clientes a ver publicidade como condição de acesso às gravações automáticas. Na altura, também houve recuos temporários… mas, pelos vistos, tentaram voltar à carga.

Agora, com esta nova nota de ilicitude, a pressão voltou a subir. E a partir de maio, a publicidade pré-gravação desaparece.

Conclusão

O mais frustrante? Não foi o bom senso a vencer. Foi o medo de uma multa. Triste, porque isso diz muito sobre a forma como os operadores olham para os seus clientes: como números, não como pessoas.

Ainda assim, é uma vitória. Pequena, mas importante. Porque mostra que, com pressão, fiscalização e alguma indignação pública, ainda se consegue fazer frente a práticas abusivas no mercado Nacional.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
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