Sempre achei que os rumores à volta de uma alegada PSP 2 ou PSVita 2 eram um exagero, porque apesar do facto de a Sony ter alguma experiência no mundo das consolas portáteis, a verdade é que nunca teve muito sucesso. Sim, a PSP vendeu bastante, mas foi desde cedo dominada pelos piratas, e por isso, os estúdios, que nunca apostaram verdadeiramente na plataforma, também decidiram abandoná-la desde muito cedo.
Posteriormente, apareceu a PSVita com mais poder, mais funcionalidades, mas por alguma razão, a própria Sony decidiu abandonar a sua consola desde muito cedo. O que a condenou ao insucesso.
Assim, com duas consolas portáteis que acabaram por ser um ‘flop’, e mais rivais no mercado, porque haveria a Sony de voltar a apostar numa PlayStation portátil? Bem… Porque é a melhor altura para o fazer!
PSP 2 ou PSVita 2? A Sony está a perder uma chance de ouro!
Portanto, a mais pura das verdades é que o paradigma mudou! Sim, é muito provável que a Sony não se meta nisto, com todos os rumores a apontarem para um aparelho que não é bem uma consola portátil, mas sim um aparelho mais focado no streaming de jogos PS5, de seu nome, Q Lite.
Mas, a Sony devia mesmo pensar naquilo que está a perder.
Afinal, estamos a viver na melhor altura possível para lançar uma consola portátil muito ao estilo daquilo que foram a PSP e a PSVita no passado. Ainda se lembra? Eram consolas portáteis que tentavam oferecer uma experiência de jogo muito próxima aquilo que uma consola de sala conseguia oferecer.
A Nintendo Switch começou a mudar as coisas em 2017, e mais recentemente, tivemos também a chegada da Steam Deck. Esta última, mais inovadora e mais poderosa, foi até capaz de meter muitas outras marcas a mexerem-se, como é o caso da Logitech (G Hub), Razer (Edge) e ASUS (ROG Ally).
Muito resumidamente, a Sony podia lançar a sua própria Steam Deck, e criar um ecossistema de jogos seu para a consola. Naquilo que poderia ser uma espécie de mini PS5, com um hardware muito similar, mas com a capacidade de corrigir os erros do passado.
Ou seja, uma espécie de consola ao estilo da Xbox Series S, num formato portátil!
Uma consola capaz de jogar todos os jogos do ecossistema PlayStation, e claro, com muito suporte por parte dos estúdios da Sony. Estúdios que poderiam aproveitar os projetos PS5, para criar versões um pouco menos exigentes graficamente, mas nem por isso menos interessantes.
Se a Valve está a ter sucesso com a Steam Deck, porque não pode também a Sony ter sucesso com uma consola portátil? É que metade do trabalho já está feito!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!