Parece incrÃvel, mas começaram a chegar alguns rumores à Internet, sobre uma Sony muito interessada em voltar a apostar no mundo mobile, através de uma nova consola muito ao estilo das suas velhinhas PSP ou PSVita, com algumas mudanças de estratégia à mistura. Mas… Será que isto faz sentido em 2023?
PSP 2 ou PSVita 2. A Sony está tentada! Mas… Faz sentido?
Portanto, vivemos num mundo em que a Nintendo Switch está cada vez mais perto de ser a consola mais vendida de sempre, em que temos uma Steam Deck (Valve) a fazer algum sucesso no mercado, bem como lançamentos muitos interessantes por parte da Razer (Razer Edge), Logitech (G Hub), e mais recentemente também da ASUS (ROG Ally).
Isto sem nunca esquecer os muitos milhões de euros que os jogos mobile (Android e iOS) fazem ano após ano. Será que a aposta no mobile, no caso da Sony a partir de uma nova consola, faz sentido nesta altura do campeonato? Não estará atrasada?
Bem, é uma questão complexa, com vários lados a analisar. Por um lado, se o streaming de conteúdo fosse a resposta para o futuro do gaming mobile, esta seria uma aposta que não faria muito sentido, porque os jogadores poderiam jogar qualquer tipo de jogo, em qualquer lado, com qualidade máxima, a partir do seu smartphone, fosse este de gama alta, ou gama média. Porém, o Streaming de conteúdo parece ter perdido força com o passar dos últimos 2~3 anos, especialmente depois do falhanço da grande aposta da Google no Stadia, que hoje em dia, pura e simplesmente já não existe. Aqui temos também de salientar que o 5G não parece ser assim tão next-gen quanto isso, e por isso mesmo, jogar em qualquer lado, sem lag, parece um sonho ainda muito distante.
Depois temos mesmo a aposta de várias empresas especializadas no mundo dos videojogos, como são os exemplos que dissemos em cima. Aliás, nesta altura do campeonato já se fala de uma Switch 2, para o final deste ano, ou inÃcio de 2024. Se as gigantes do mercado querem voltar a apostar em hardware, é porque sabem que existe muito e bom dinheiro a ser feito.
Porém, se formos mesmo muito honestos, a PSP e PSVita não foram propriamente um grande sucesso de mercado.
Sim, a PSP até vendeu cerca de 80 milhões de unidades a nÃvel global, mas sofreu sempre por muita falta de suporte no lado dos estúdios, o que em parte também se deveu à fragilidade do seu software, que era pirateado mais vezes num dia, que uma máquina Windows dos anos 90.
Posteriormente tivemos a PSVita, uma espécie de PSP 2, mas com uma nova estratégia em cima, que infelizmente foi abandonada quase no imediato, ao vender apenas 10~15 milhões de unidades durante o seu ciclo de vida.
Ou seja, ao contrário daquilo que acontece nas consolas caseiras, a Sony não sabe muito bem o que é ter sucesso com consolas portáteis. Além disso, já afirmou várias vezes que muito dificilmente iria voltar ao mercado, com uma nova PSP ou PSVita.
Será que um regresso faz sentido, nesta altura do campeonato, com muito mais concorrência? Bem, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!