Faça isto e evite que a sua PS5 fique demasiado quente!

A PlayStation 5 da Sony é uma máquina muito potente e como qualquer equipamento semelhante gera calor. De facto, quando o sistema está sob carga, pode ficar muito quente, o que pode levar ao sobreaquecimento. Para evitar grandes males a Sony incluiu uma notificação que aparece no ecrã quando a consola PlayStation 5 fica demasiado quente, informando-o de que terá de esperar que arrefeça antes de continuar a utilizá-la. Caso contrário, poderá assistir a encerramentos súbitos relacionados com o calor, tal como acontece com um PC. Assim vamos explicar-lhe como evitar que uma PS5 fique demasiado quente.

Faça isto e evite que a sua PS5 fique demasiado quente!

Antes de passarmos às soluções só porque a sua consola parece quente ou está a expelir muito ar quente, isso não significa necessariamente que esteja a sobreaquecer. A PS5 foi concebida para afastar o ar quente dos componentes que geram calor, o que será mais visível quando a consola estiver sob carga.

A ventoinha da sua PS5 também pode ser audível sob carga elevada. Geralmente, isto não é algo com que se deva preocupar, a não ser que pareça que a ventoinha está frequentemente a fazer horas extraordinárias, mesmo quando a consola está relativamente inativa.

Entretanto uma das melhores coisas que pode fazer pela sua consola para evitar o sobreaquecimento ou danos relacionados com o calor ao longo do tempo é garantir que existe fluxo de ar suficiente a chegar à consola. Isto significa manter a área à volta da consola livre de objetos, não colocar nada em cima da consola e certificar-se de que os pontos de entrada e saída de ar estão desimpedidos.

Na PlayStation 5, o ar fresco é aspirado pela parte superior e frontal da consola.

Este ar é depois expelido pela parte de trás da consola. A Sony recomenda que deixe cerca de 10 cm “de espaço livre à volta de cada lado da consola” para garantir um fluxo de ar adequado.

Os problemas de sobreaquecimento da PS5 podem ser causados pela acumulação de pó
O pó, os pelos de animais e outros detritos indesejáveis acumulam-se à volta das entradas de ar (na parte superior e frontal) da sua PS5 através da utilização normal. Quanto mais poeira houver no seu ambiente, pior será o problema. Para garantir que a consola PS5 consegue arrefecer-se adequadamente, certifique-se de que entra ar fresco suficiente na consola, limpando regularmente o pó das entradas de ar.

Deve também limpar o pó da área imediatamente à volta da consola, uma vez que tudo o que se depositar nas proximidades pode entrar. A acumulação de pó no interior da consola afeta o desempenho térmico, pelo que é uma boa ideia tentar limitar a quantidade de pó que pode entrar na consola.

Não tenha a consola num espaço muito afastado

Para afastar o calor dos componentes quentes. Tal como nos módulos de memória e o system-on-chip, a PlayStation 5 precisa de uma fonte fiável de ar frio. Para uma troca de calor ideal, o ar que entra na sua consola deve ser mais frio do que o ar que entra nela. A temperatura do ar circundante pode ser muito afetada pela natureza fechada de algumas unidades de entretenimento.

Se possível, coloque a consola PlayStation 5 numa prateleira ou armário com os lados abertos para melhorar o fluxo de ar. Assim os espaços fechados podem provocar uma acumulação de ar quente, que irá piorar com o tempo, à medida que a consola expele cada vez mais ar quente para o espaço apertado.

ps5

Até o chão pode ser um local melhor para a sua consola do que um espaço fechado, embora deva ter cuidado para não colocar a PS5 em cima de tecidos como carpetes e tapetes, uma vez que isso pode prender o calor e impedir ainda mais o fluxo de ar.

Remova as fontes de calor próximas

Para além dos espaços fechados, as fontes de calor próximas podem aumentar a temperatura do ar ou mesmo aquecer diretamente a PS5. Considere a possibilidade de colocar a sua consola longe desses itens. Pode ser um computador ou outra consola nas proximidades, um aquecedor ou conduta de aquecimento, servidores e equipamento de rede ou recetores de cinema em casa.

Até o seu televisor pode ser uma fonte de calor indesejado, especialmente os modelos LED que utilizam uma luz de fundo que irradia calor da parte de trás do ecrã. Uma vez que a sua PS5 depende de uma televisão para funcionar não é possível colocar estes dois itens demasiado afastados. Afastar a PS5 da parte de trás da sua televisão (por exemplo, colocando-a por baixo do ecrã) pode ajudar.

Instale uma melhor ventilação

Se tiver de colocar a sua consola PS5 dentro de um armário, não perca a esperança de obter boas condições térmicas. Ao instalar ventoinhas no próprio armário, pode criar um sistema em que o ar quente é ventilado. Entretanto o ar frio é aspirado para arrefecer os componentes eletrónicos.

Entretanto embora alguns armários multimédia possam já incluir aberturas de ventilação ou ventoinhas pré-instaladas, a maioria não o fará. Poderá ter de usar a serra de recortes para as instalar, mas ficará grato por o ter feito.

Vigie as temperaturas ambiente

Uma consola quente numa sala fria consegue regular melhor a temperatura do que uma consola quente numa sala quente. A temperatura ambiente afeta a quantidade de calor que pode ser transferida dos componentes e vale a pena ter isto em conta se estiver preocupado com o facto de a sua consola ficar demasiado quente.

Se vive num local muito quente e não tem ar condicionado, considere limitar a utilização da PS5 durante as horas mais quentes do dia. Caso sinta que a sala está muito quente. Considere ligar um ar condicionado, abrir uma janela ou esperar que a temperatura desça antes de ligar a consola.

Abra e Limpe o Pó

Se a sua consola ainda estiver ao abrigo da garantia e suspeitar que o sobreaquecimento é um problema (para o qual a sua configuração atual não está a contribuir), deverá contactar a Sony e deixar que eles se preocupem com o assunto. Assim contacte o Suporte da PlayStation e envie a sua consola para reparação.

Não abra a consola por si próprio. Isto a menos que tenha a certeza de que já não está dentro do período de garantia e que a Sony não o ajudará. Mesmo que seja esse o caso, poderá conseguir organizar algum tipo de reparação com a Sony. Embora possa acabar por pagar a fatura de qualquer trabalho que seja necessário efetuar.

Se preferir resolver o problema com as suas próprias mãos, pode abrir a consola e limpar o pó com uma lata de ar comprimido. Encontrará instruções no iFixit juntamente com um vídeo que lhe mostra como abrir, desmontar e limpar a consola.

O calor pode danificar a sua consola ao longo do tempo

Uma consola que funcione demasiado quente pode sofrer danos que encurtam a sua vida útil. Assim a acumulação de pó pode impedir que o sistema de arrefecimento funcione corretamente. Isto significa que a ventoinha tem de trabalhar horas extraordinárias para tentar arrefecer a consola. Além disso, uma PS5 que está sempre quente é barulhenta.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também