PS5 Pro vai ser uma realidade. Mas vale a pena?

Juro que pensava que não íamos ver uma PlayStation 5 Pro! Porque, muito honestamente, é um lançamento que faz muito pouco sentido no grande esquema das coisas, tendo em conta que apesar de ser uma consola originalmente lançada em 2020, a PS5 apenas começou a ser vendida a um nível normal, em lojas, em 2023.

Faz pouco sentido porquê? Além do facto de apenas agora ser possível entrar numa loja, uma qualquer, e sair de lá com uma consola de nova geração Sony PlayStation. A realidade é que a PS5 é uma consola cara.

Sim, existe a possibilidade de uma queda de preço nos próximos meses, ou ano. Mas, mesmo que o preço baixe nos próximos tempos, vai continuar a ser cara. Afinal, não nos podemos esquecer que a Sony aumentou o preço base em 50€, nas duas versões da consola, em Agosto do ano passado.

Ainda assim, tudo indica que a PS5 Pro vai mesmo ser uma realidade, com uma data de lançamento apontada para 2024. Ou seja, vai chegar muito provavelmente na altura em que a PS5 fizer 4 anos de mercado.

PS5 Pro vai ser uma realidade. Mas vale a pena?

ps5, playstation 5

Portanto, apesar da popularidade da palavra Pro, a verdade é que este tipo de consola só aconteceu uma única vez, em uma única geração. Foi na geração passada com a PS4 Pro e a Xbox One X. Uma estratégia que resultou muito bem, e por isso mesmo, apesar de tudo o que aconteceu desde 2020, deverá repetir-se já nesta estranha geração tão impactada pela pandemia de COVID-19 no lado da produção.

Afinal, alguns dos ‘insiders’ que mais sabem nesta indústria, têm dito, e repetido, que a PS5 Pro está em desenvolvimento, ou já está finalizada. Aliás, os mais recentes rumores/leaks apontam para um envio dos novos devkits já em 2023, com os primeiros a chegar aos estúdios principais do reino Sony PlayStation já neste mês de Maio.

Claro que nada disto significa que a PS5 Pro seja mesmo lançada. Acredito que a coisa dependa imensamente do estado do mercado nos próximos meses. Mas, se tudo estiver bem, a Sony vai mesmo avançar.

O que vai mudar?

Bem, vai ser uma consola mais poderosa e mais eficiente. Provavelmente não à mesma escala que vimos na geração passada, porque comparativamente à PS4, a PS5 é baseada em tecnologia muito mais recente.

Isto deve significar o uso de arquiteturas AMD muito mais recentes! Como é o caso daquilo que a ASUS está a fazer com o APU da ROG Ally, o Ryzen Z1 (Zen 4 + RDNA3).

Isto, como é óbvio, com um potencial de consumo de energia muito mais elevado! Afinal, uma consola doméstica não precisa de depender de uma bateria, nem de soluções de refrigeração ‘portáteis’. Por isso, vai ser uma consola com muito mais performance para oferecer.

Isto significa, na minha opinião, que vai ser uma consola provavelmente muito mais capaz de chegar aos 4K com todas as opções gráficas ativas. Isto significa Ray-Tracing ativo, e FPS a tocar nos 90~120, sem grandes dificuldades. Algo que a PS5 não é capaz de fazer de forma consistente, na grande maioria dos jogos que têm vindo a chegar ao mercado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também