PS5 Pro ou PlayStation 6: Abram alas a processadores AI!

Ainda se lembra da loucura da chegada da PlayStation 5 ao mercado? Bem, nesta altura do campeonato já só se fala daquilo que vem a seguir, ou seja, da Xbox Next por parte da Microsoft, e claro, da PS5 Pro e PS6 por parte da Sony.

Aliás, segundo tudo aquilo que tem chegado à Internet, a Microsoft quer chegar ao mercado antes da Sony com a sua nova consola de nova geração. O que poderia tornar as coisas imensamente mais interessantes. Mas… A Sony não anda a dormir!

PS5 Pro ou PlayStation 6: Abram alas a processadores AI!

ps5, PlayStation 5, PlayStation 5 a fazer barulho

Portanto, numa altura em que se fala muito de uma Xbox de nova geração a chegar ao mercado já em 2026, eis que chegaram alguns detalhes ao mercado acerca da PlayStation 5 Pro de 2024, e claro, do que vem a seguir por parte da Sony, a PlayStation 6.

Aliás, de certa forma, a PlayStation 5 Pro pode muito bem ser um lançamento não só para “refrescar” a PS5, mas sim para testar coisas novas para o futuro das consolas caseiras. Mais concretamente, estamos a falar da implementação de funcionalidades híbridas de processamento, e também implementação de processamento de algoritmos IA locais.

Uma nova patente da Sony indica exatamente isso! Ou seja, o uso de processadores IA (Inteligência Artificial) dedicados para consolas PlayStation do futuro.

O que é isto?

ps5 Pro

Portanto, a Sony registou uma patente muito interessante (US20230405461), que se foca no uso de tecnologia IA nunca antes vista no mundo do Gaming, para operar, e assim oferecer “assistência preditiva”.

Ou seja, a própria consola vai ser capaz de analisar o que está a fazer, que tipo de habilidades tem para o jogo em causa, para depois adaptar a experiência de jogo para aquilo que você realmente gosta.

Por exemplo, se um jogador já falhou uma batalha contra um “boss” 3 ou 4 vezes, esta tecnologia vai começar a dar algumas dicas ao jogador. Curiosamente, a Sony já oferece algo similar a partir do “Game Help”, mas isso é mais uma enciclopédia, e não algo capaz de reagir e apresentar ajuda no momento.

Curiosamente, esta tecnologia deve ser até capaz de criar um perfil do jogador, ao conseguir aferir coisas que você talvez nem saiba. Por exemplo, eu até tenho alguma habilidade, mas não tenho paciência para dificuldades mais altas, só quero mesmo acabar o jogo e conhecer a história. Esta nova tecnologia pode mandar-me uma chamada de luva branca, com alguns desafios personalizados que não iria encontrar em dificuldades “normais”, ainda assim sem mudar a experiência de jogo.

Esta tecnologia vai ter como base um processador especial que ainda não existe, mas vai ser banal nas consolas do futuro.

Sendo também aqui que entra o processamento híbrido! Ou seja, as consolas do futuro não vão processador tudo localmente, vão também ter o apoio de servidores na nuvem.

Além de tudo isto, a patente também aponta para um comando de nova geração que além de lhe dar dicas por voz… Vai também contar com um ecrã para lhe oferecer novas formas de interagir com o que está a acontecer à sua frente.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Ou é demasiado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também