PS5 Pro não vai fazer milagres nos jogos (mais) limitados!

Há alguns dias atrás, afirmámos que o grande objetivo da PS5 Pro era “elevar” todos os jogos a um nível de performance e qualidade visual um pouco mais alto, ao tocar sempre, ou quase sempre, nos 120 FPS dentro da resolução 4K.

Porém, isso só vai acontecer se o jogo o permitir.

PS5 Pro não vai fazer milagres nos jogos (mais) limitados!

ps5, PlayStation 5, PlayStation 5 a fazer barulho

Portanto, nesta altura do ano, já sabemos que a PS5 Pro vai contar com um CPU muito similar ao da atual PlayStation 5, ao contar com os mesmos 8 núcleos Zen 2, agora com uma frequência mais ou menos 10% superior. Ou seja, as grandes mudanças ficaram no lado do GPU, que deverá por sua vez ser capaz de oferecer um aumento de performance à volta dos 45%, isto sem contar com tecnologias especiais de upscalling e geração de frames.

Mais concretamente, o “novo” GPU da PS5 Pro vai ser baseado em uma arquitetura híbrida RDNA 3/4, com acesso a todas as mais recentes tecnologias de upscalling da AMD, ao mesmo tempo que também traz para cima da mesa um maior número de núcleos de computação gráfica.

  • Nota: A PS5 Pro tem 60 unidades de computação RNDA 3~4, enquanto a PS5 normal fica pelas 36 unidades de computação RDNA 2.

Em suma, isto significa que qualquer jogo atualmente limitado pelo CPU vai continuar a ser limitado… Pelo CPU, claro.

Ou seja, se um jogo limitado pelo CPU corre agora a 30 FPS na PS5, não vai correr a mais de 30 FPS na PS5 Pro. Estes jogos podem apresentar uma maior consistência, e até uma maior qualidade visual graças ao novo GPU. Mas as diferenças não vão ser aquelas que poderia esperar.

O que é um jogo limitado pelo CPU?

Normalmente são jogos com mapas imensos, muitas coisas a aparecer no ecrã, etc… Um bom exemplo é Grand Theft Auto. Ou seja, se porventura GTA 6 chegar à PS5 limitado a 30 FPS, é muito provável que o jogo também esteja limitado a 30 FPS na PS5 Pro.

Porquê um CPU “quase” igual?

Tudo se deve à forma como a Sony suporta os jogos de geração para geração. A frequência tem de ser a mesma de consola para consola.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também