A PlayStation 5 Pro é inegavalmente uma consola mais poderosa face à PlayStation 5 de 2020, o que muito se deve ao acréscimo de 2GB de memória RAM, mas também à presença de um GPU RDNA 3.5 mais poderoso, mas também com acesso às mais recentes tecnologias que a AMD tem para oferecer.
No entanto, o CPU é o mesmo, apenas com algumas melhorias nas frequências. Por isso, todos os jogos que estejam limitados pela performance deste, vão falhar em demonstrar o aumento de performance que a Sony desejaria oferecer com a versão Pro da sua consola.
Um bom exemplo disto está em Baldur’s Gate e também em Elden Ring.
PS5 Pro já está a falhar nos 60FPS a 4K!?
Portanto, a PS5 Pro está finalmente a chegar às mãos dos jogadores, e como deve imaginar, já está a ser testada há várias semanas por várias personalidades importantes no mundo dos videojogos. É exatamente por isso que já temos alguns testemunhos interessantes, que tentam levantar um pouco o véu relativamente a todas as promessas que a Sony tem vindo a fazer.
Sim, a PS5 Pro é a consola mais poderosa do mercado, mas, ainda assim, mesmo a custar 799€, continua a trazer algumas limitações para cima da mesa. Sendo exatamente por isso que a PS5 Pro não vai conseguir oferecer grandes melhorias em jogos como Cyberpunk 2077, Baldur’s Gate, Elden Ring, Final Fantasy 16, Alan Wake 2, entre muitos outros.
Sim, a PS5 Pro vai apresentar melhorias em todos os jogos. Porém, não vai ser uma melhoria igual para todos. Jogos limitados pelo CPU vão ficar mais limitados face aos jogos mais “amigos” da placa gráfica.
É por isso que Baldur’s Gate 3, mesmo em modo de performance, apenas chega aos 40 FPS.
Por isso, se está interessado na PS5 Pro… Não pense que vai ser uma melhoria em toda a escala face às consolas Xbox Series, ou à PS5 Original. Perceba se vale mesmo a pena pagar os 800€ pela nova consola da Sony.
Antes de mais nada, o que pensa sobre as limitações da PlayStation 5 Pro? Ainda assim, compraria esta atualização de meia-geração? Deixe-nos saber a sua opinião na secção de comentários abaixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!