A PlayStation 5 Pro promete ser um bom “upgrade” face ao modelo original de 2020. Porém, apesar de várias melhorias no hardware, onde temos de salientar um GPU RDNA 3.5 com acesso a muitas mais tecnologias gráfica, e um acréscimo na quantidade e velocidade da memória RAM… A realidade é que o CPU é exatamente o mesmo, com apenas algumas melhorias na refrigeração, e como tal, no aumento da frequência.
Em muitos jogos não chega!
PS5 Pro está fortemente limitada pelo seu CPU!
Portanto, apesar das muitas melhorias e atualizações que a Sony decidiu implementar na PS5 Pro, a realidade é que a atualização ao CPU foi de facto muito modesta.
Estamos a falar de um aumento de frequência à volta dos 10%, naquilo que é o mesmo exato chip.
Por isso, apesar de ser esperado uma melhoria gráfica em vários jogos, todos os jogos que forem mais limitados pelo CPU, vão ficar presos à sua performance original. Ou vão apresentar melhorias muito pouco significativas face ao preço da nova consola da Sony.
Quem o afirma é nada mais nada menos que a Digital Foundry, que tem passados os últimos dias a testar tudo o que realmente vale a pena testar na nova consola da Sony, e como tal, já tem uma conclusão muito interessante para partilhar com o mundo.
Mais concretamente, sem qualquer patch, os jogos limitados pelo CPU, como é o caso de Cyberpunk 2077, apresentam melhorias muito pouco significativas de 1 ou 2 FPS. O que faz todo o sentido.
Porém, jogos já com um patch no mercado, mas ainda assim limitados pelo CPU, não apresentam melhorias muito superiores a esta.
Além de tudo isto, a PS5 Pro apresenta uma outra limitação mais ligeira. Que é o facto de a resolução ser limitada pelo controlador HDMI, algo que já acontecia nas restantes versões da PlayStation 5. Mas, como deve imaginar, não existem muitos jogadores com ecrãs 8K em casa… Por isso… Não me parece que seja algo extremamente importante.
No fundo, apesar de a PS5 Pro ser obviamente uma consola mais poderosa face ao modelo original, e por isso mesmo, continuar a ser um “mid-refresh” interessante. Tem uma missão complicada de convencer os jogadores a meter 800€ em cima da mesa.
Em suma, acha que a PS5 Pro vale a pena? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!