Quando se fala de eficiência energética, e hoje em dia fala-se realmente muito deste tema em todo o mundo focado na tecnologia. A ideia não é apenas gastar menos energia. O objetivo passa quase sempre por conseguir chegar a nÃveis de performance mais elevados, sem gastar mais energia. É por isso que autonomia dos smartphones não muda nada por aà além de geração para geração.
Os chips são sempre mais eficientes, mas todo o pacote é também ele mais poderoso. Por isso, no final do dia, é quase como se fosse uma balança que se equilibra sozinha.
Temos um excelente exemplo na nova PlayStation 5 Pro da Sony.
PS5 Pro consome o mesmo que a PS5 Slim… Com mais power!
Portanto, a PlayStation 5 Pro faz “capa de revista” porque promete oferecer os sempre tão desejados 4K a 120FPS na grande maioria dos jogos da atual geração. Isto acontece graças a melhorias muito interessantes no lado do GPU, e também no acréscimo da memória RAM.
Não é um sistema perfeito, porque além de caro, está também fortemente limitado pelo CPU, sendo exatamente por isso que alguns jogos mais dependentes deste componente acabam por não conseguir oferecer grandes melhorias face à versão original para a PS5.
Ainda assim, é um sistema que levou a missão da eficiência energética muito a sério!
Afinal de contas, segundos vários testes independentes, a PS5 Pro não consome mais energia que a versão Slim, que por sua vez já é um pouco mais eficiente face à versão de 2020 da consola de “nova geração” da Sony.
Porém, isto não é magia. É muito provável que o SoC que dá vida à PS5 Pro tenha sido produzido a partir de um processo mais avançado, como é o exemplo do processo de 4nm da TSMC. O que, em parte, acaba por justificar a subida de preço da consola face aos modelos já existentes no mercado.
Quer queira quer não, a PlayStation 5 Pro é uma consola muito interessante na ótica de qualquer entusiasta, sendo neste momento a melhor forma de aproveitar vários jogos incrÃveis do mercado. Pena ser tão cara para aquilo que uma consola deveria ser.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!