A grande melhoria na nova PlayStation 5 Pro da Sony está no GPU e não no CPU. Aliás, ao que tudo indica, a nova consola da gigante Japonesa até conta com hardware que a AMD ainda não disponibilizou no mercado de computadores.
PS5 Pro chega ao mercado com grande novidade da AMD
Portanto, além da performance pura e dura, a AMD está também a oferecer uma grande melhoria no lado do Ray-Tracing, um campo em que sempre ficou bastante atrás da sua rival NVIDIA.
Isto é curioso, porque estas melhorias parecem ser graças a hardware que a AMD ainda não disponibilizou para ninguém, nem para as suas próprias placas gráficas. Estamos assim a falar de aceleradores RT completamente novos, que a Sony quase obrigou a AMD a implementar no chip gráfica que dá vida à PS5 Pro.
Entretanto, é muito provável que as novas placas gráficas Radeon RX 8000 tragam alguma desta tecnologia para o mercado. Porém, pelo menos por enquanto, e muito provavelmente até pelo menos o inÃcio de 2025, a PS5 Pro é o único produto no mercado com acesso à tecnologia.
Melhoria no desempenho está em linha com a arquitetura RDNA3 da AMD
No lado da performance pura e dura, ou seja, a performance de renderização, todos os números que a Sony tem oferecido apontam para a presença da arquitetura RDNA 3 da AMD. Por isso, é muito provável que a AMD tenha criado uma hibradização da atual arquitetura que dá vida às suas placas gráficas RX 7000. Ou seja, a performance de antigamente com algumas das novidades que vamos poder encontrar na arquitetura RDNA 4.
Isto é quase como se fosse um GPU RDNA 3.5. Sendo exatamente por isto que a Sony promete 60 FPS em todo e qualquer jogo em modo de fidelidade com Ray-Tracing ativo. Agora resta saber em que resolução.
A PS5 Pro chega oficialmente ao mercado no dia 10 de Novembro. Custa 799€.
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