Muito se tem falado acerca da nova consola da Sony, a PlayStation 5 Pro, que deverá ser uma realidade no mercado ainda durante 2024, muito provavelmente em Outubro ou Novembro, de forma a aproveitar a época natalícia deste ano que ainda nem chegou a meio.
Porém, apesar de todo o ânimo, é preciso ter em conta que nem tudo são rosas e novidades incríveis. A Sony está um bocado “presa” ao CPU que decidiu utilizar na PS5 original, e isso, apesar de todas as atualizações, também traz algumas limitações negativas.
PS5 Pro: Atualização no CPU não vai valer de muito!
Portanto, depois de dezenas de leaks, temos agora 99% de certeza que o CPU da PS5 Pro vai ser exatamente igual ao da PS5 Original, com uma melhoria de 10% nas frequências de relógio.
O que significa isto?
Bem, apesar da melhoria na memória RAM que vai aumentar 1.5GB, e deve também ser mais rápida, da melhoria no GPU que vai ser baseado numa arquitetura muito mais recente, e por isso, além de mais desempenho puro e duro, vai também trazer suporte a novas funcionalidades interessantes como é o caso do Spectral Resolution desenvolvido pela própria Sony.
Porém, todo e qualquer jogo que esteja limitado pelo CPU, vai… Continuar limitado pelo CPU. Mais concretamente, um jogo limitado pelo CPU que seja apenas capaz de chegar aos 30 FPS, com a nova PS5 Pro, vai dar um salto para os 35~40 FPS, não mais que isso. Isto também significa que vamos ver melhores gráficos em quase todos os jogos, mas a fluidez vai ser basicamente a mesma.
Ou seja, a Sony vai optar por apostar mais na fidelidade, e menos no framerate.
O porquê de um aumento de apenas 10% no CPU? Segundo os rumores à volta da PS5, está relacionado com a forma como a Sony trabalha a retrocompatibilidade entre consolas.
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