Caso não saiba, no papel, a Xbox Series X é um pouco mais poderosa que a consola mais vendida da atual geração, a PlayStation 5 da Sony. Mas, no mundo real, fica a ideia de que os jogos correm um pouco melhor no hardware da gigante Japonesa.
PS5 é mais fraca, mas corre jogos melhor. Porquê!?
Portanto, numa altura em que a atual geração de consolas (a nona geração!) chega ao meio do seu ciclo de vida (4 anos), a verdade é que existe uma dúvida muito interessante na cabeça dos jogadores… Afinal, se a Xbox Series X é mais poderosa que a PlayStation 5, como é que a consola da Sony costuma vencer os duelos de performance em jogo?
Caso não se lembre, apesar do facto de ambas as consolas serem baseadas em hardware AMD extremamente similar entre si (SoC: CPU Zen 2 + GPU RNDA 2), a realidade é que a Xbox Series X da Microsoft é capaz de uns teóricos 12.16 TFLOPs de potência computacional gráfica, enquanto a PS5 fica nos 9 TFLOPs, por vezes com picos de 10 TFLOPs.
Temos vários exemplos interessantes, como é o caso de Black Ops Cold War, GTA V “Next-Gen”, Resident Evil 4 Remake, e claro, Resident Evil Village, entre outros.
Como é que isto acontece? Bem, o kit de desenvolvimento da Sony é superior!
Ou seja, da mesma forma que o hardware de um smartphone há muito que deixou de contar toda a história, com o software a ganhar cada vez mais importância, o mesmo começa a acontecer no lado das consolas
Mais concretamente, o compilador dos shaders, e a própria API, é mais confortável, mais simples, e por isso mais fácil de utilizar pelos estúdios. Isto faz com que o trabalho de otimização seja também ele mais fácil de fazer. Tudo funciona melhor, e é mais rápido, no lado da Sony.
Isto deve-se ao facto de o Sistema Operativo das consolas Xbox ser uma versão muito mais simples do Windows. O que claro está, significa que temos o uso do DirectX. Uma API com algumas vantagens no lado da associação PC com Consolas, mas que a acaba por trazer outras desvantagens quando é necessário retirar todo o sumo que uma consola tem para oferecer.
Ainda assim, a diferença entre as duas consolas é hoje em dia mínima. Alguns jogos vão funcionar melhor na PS5, outros na Xbox Series X. O ideal é comprar aquela que mais gosta, ou que tem os jogos que mais são do seu agrado.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!