PS5 com um SSD NVMe M.2… Qual é a diferença?

Como deve saber, a Sony está prestes a abrir as portas à instalação de SSDs NVMe PCIe 4.0 na sua consola de nova geração. No entanto, rapidamente avisou os jogadores que a performance poderia não ser a mesma, isto relativamente ao SSD interno da consola.

Pois bem, um dos “sortudos” dentro do Beta Teste, já experimentou instalar um SSD dentro dos requisitos pedidos pela Sony, para perceber afinal qual é a diferença. O SSD foi o Samsung 980 Pro de 1TB.

PS5 com um SSD NVMe M.2… Qual é a diferença?

Portanto, já temos um vídeo a mostrar uma comparação de uma PS5 a correr o recentemente lançado Ratchet & Clank: Rift Apart, no SSD interno da consola, e posteriormente no SSD PCIe 4.0 instalado no slot disponível da consola, e agora ativo com a nova atualização.

Dito isto, a grande diferença entre os dois SSDs está na velocidade de leitura. Mas sabe qual foi a diferença na prática? Foi quase zero…

Muito resumidamente, o grande objetivo deste vídeo foi perceber afinal qual é a grande diferença de performance de um jogo feito de raiz para a consola de nova geração, quando executado a partir do SSD interno super rápido, ou a partir do SSD ‘extra’. Afinal de contas, Ratchet & Clank é um jogo baseado na velocidade do SSD da consola, eliminando por completo os tempos de ‘loading’.

Pois bem, a conclusão é realmente muito interessante, visto que se existe diferença, é irrisória. O que cai em linha com aquilo que a própria equipa de desenvolvimento do jogo já tinha mencionado. Ao afirmar que os testes internos com SSDs NVME M.2 PCIe 4.0 tinham corrido muito bem, com o jogo a ser capaz de manter os mesmos níveis de performance.

Em suma, isto significa que pode comprar um SSD com boa capacidade para a consola, sem grandes medos, de forma a anular uma das maiores desvantagens da PS5. A sua escassez no campo do armazenamento.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também