Como deve imaginar, num mundo em que qualquer jogo para a PlayStation 4 e Xbox One já ocupa entre 100~200GB de espaço no disco, muitos são os jogadores que não estão a achar muita piada ao tamanho do SSD super rápido da PlayStation 5… 825GB chegam para quê em 2020? Ou seja, a velocidade pode ser brutal, mas a capacidade parece ser demasiado limitada para esta altura do campeonato.
Pois bem, a Sony sabe disto melhor que ninguém, por isso, vai apostar em novas técnicas de compressão para evitar que os jogos sejam maiores e mais pesados que a consola propriamente dita. (Caso não saiba, a PS5 vai ser a maior consola alguma vez lançada, sendo a segunda mais pesada de sempre, link)
PS5 vai usar um novo tipo de compressão para poupar espaço no disco
Portanto, de acordo com um novo ‘leak’, a Sony inclui uma licença para um novo formato de compressão em todos os kits de desenvolvimento da PlayStation 5, denominado de Oodle. Sendo algo que representa um grande salto qualitativo em relação ao atual algoritmo de compressão.
Para um exemplo daquilo que vamos ter com uma textura Oodle:
- Textura Original sem compressão: 127MB
- Mistura de compressões: 78MB
- Com Oodle Kraken: 70MB
- Com Oddle Texture + Kraken: 40MB
Em suma, a compressão Oodle Texture + Kraken comprime o tamanho dos já comprimidos ficheiros de texturas em 32%. Assim, isto aumenta a velocidade de transferência para os 17.46GB/s, destruindo completamente a solução BCPack da Microsoft.
Mas será que isto irá ter um sério impacto no tamanho dos jogos de nova geração?
É uma pergunta muito complicada, visto que ainda não fazemos ideia do tamanho dos jogos para a nova geração de consolas. Dito isto, num mundo em que CoD: MW já ocupa 222GB em alguns sistemas, é bom que a Sony e Microsoft cheguem a uma solução competente, caso contrário, vamos andar a apagar e a instalar jogos todos os dias.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!