Nos últimos 6~7 anos, já tivemos escassez de placas gráficas no mercado duas ou três vezes, com a mais recente a acontecer durante a pandemia de COVID-19, em parte graças à prática de mining, mas também muito devido à explosão da procura por tecnologia que em muito ultrapassou a oferta disponível no mercado.
Pois bem, como deve saber, nos tempos que correm existe muito mais oferta que procura. Mas já há quem aponte para uma nova escassez no horizonte.
Próxima escassez de placas gráficas já tem culpado!
Portanto, o mundo das placas gráficas atual é estranho, é mesmo muito estranho. A procura é muito mais baixa que oferta, mas os preços não descem à mesma velocidade de que subiram na altura em que a situação era basicamente o inverso da atual.
As fabricantes não querem lançar muitos produtos, nem querem baixar os preços para mexer com o mercado. Sendo exatamente por isso que apesar da baixíssima procura, os preços estão a cair a um ritmo de caracol.
Mas, apesar da atualidade do mercado, já há quem olhe para o futuro e veja uma nova crise. Vai haver falta de placas gráficas! Quando? Ninguém sabe, mas é quase uma certeza que é inevitável. Porquê? Por causa do Boom da Inteligência Artificial!
De forma muito resumida, o desenvolvimento e adoção de algoritmos IA em tudo o que mexe está a aumentar a procura por placas gráficas. Por enquanto mais no lado empresarial, mas quando nesse lado começar a faltar, vamos ver a procura a cair para o lado do consumo.
Primeiro porque as placas mais poderosas do mercado vão ser adaptadas a workloads IA, e posteriormente porque a força de produção das placas focadas no consumo (Gaming), vai ser redirecionada e adaptada à produção de placas Pro. Aliás, até as placas gráficas Radeon RX 7900 XT e XTX também já estão a ser adaptadas para IA.
Entretanto, a NVIDIA já veio dizer que o problema não está na produção de GPUs, mas sim na montagem dos mesmos nas placas lógicas. Já estão a ser feitos alguns desenvolvimentos nesta parte para aumentar a produção.
O IA vai mudar o mundo das placas gráficas!
Enquanto a NVIDIA lida com um aumento da procura no lado Pro, a AMD já anda a preparar-se para fazer algo muito similar. Sendo exatamente por isso que já temos rumores a apontar para uma AMD pronta a desistir das gamas mais altas do gaming, para canalizar esses recursos “noutras vertentes”. Que vertente é essa? É óbvio que é o IA.
Em suma, vamos ter falta de placas gráficas, porque tanto a NVIDIA como a AMD se vão afastar da parte do gaming, para apostar no IA. É aqui que está o dinheiro a sério.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!