Ontem o grande destaque no mundo dos jogos foi a chegada do serviço Playstation Now a Portugal. Agora eis que a Microsoft realizou a primeira demonstração pública do seu serviço de streaming de jogos, o Project xCloud. A empresa afirma que a sua tecnologia vai permitir que os jogos corram em vários dispositivos, incluindo PCs, tablets, consolas e até dispositivos móveis. Os primeiros testes deverão começar ainda este ano
É verdade que não ouvimos falar muito acerca do Project xCloud desde que foi oficialmente lançado em outubro de 2018.
Na altura, um vÃdeo promocional revelou o Forza a ser jogado num smartphone Android. No entanto, o evento Inside Xbox da noite anterior muda isto, uma vez que foi a primeira demonstração ao vivo.
No vÃdeo, onde aparece Kareem Choudhry, CVP da unidade de Gaming Cloud na Microsoft, o Forza Horizon 4 é transmitido através dos datacenters Azure da empresa para um smartphone Android, que está ligado a um controlador Xbox One via Bluetooth. Se não quiser estar à espera procure pelos 3:35 minutos no vÃdeo para ver tudo isto em funcionamento.
O vÃdeo pode ser visto aquihttps://www.youtube.com/watch?v=thTW3GpyWVI
A apresentadora Julia Hardy refere que a qualidade da imagem do Project xCloud é incrÃvel, embora pareça haver um pequeno atraso.
Entretanto, num post de acompanhamento, o responsável da Microsoft fez questão de destacar que o serviço não foi desenvolvido para substituir as consolas. No entanto, é uma forma de garantir versatilidade.
Dito isto, a Microsoft quer disponibilizar o novo serviço Project xCloud aos dois mil milhões de utilizadores em todo o mundo.
É interessante a área do streaming de jogos estar a atrair muitas empresas de tecnologia.
Além da Microsoft, há o GeForce Now da Nvidia, o Project Stream da Google, o Blade Shadow, o LiquidSky, entre muitos outros.
Em suma, serão sem dúvida tempos interessantes para quem gosta de jogar. É que com tantos fabricantes a apostarem neste mercado quem ganha é o consumidor.
O que acha destes serviços?
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!