A Microsoft anunciou o Project Reunion na conferência para programadores Build 2020 e pode ser a melhor tentativa desta empresa de melhorar a experiência de utilização das aplicações no Windows 10. O objetivo é diminuir o fosse que existe entre as duas plataformas principais de desenvolvimento das apps. Falo em concreto da UWP e Win32.
Project Reunion: a arma que faltava à Microsoft no Windows 10!
Desde o lançamento do Windows 8 e da interface conhecida por Metro UI, que a Microsoft tem tentado modernizar o Windows e as plataformas de desenvolvimento. Assim, tem estado a convencer os programadores a adotarem uma plataforma mais moderna e a suportarem a Windows Store.
Espera-se que o Project Reunion combine as duas plataformas de aplicações que referi acima. Assim os programadores poderão facilmente escrever aplicações com todas as funcionalidades mais recentes do Windows 10.
O Project Reunion não é um novo modelo de app e não inclui um novo conjunto de APIs. Em vez disso, melhora a experiência de desenvolvimento como refere o site Windows Latest.
O mundo do Win32 e das UWP é bem diferente. Sobretudo porque as duas plataformas disponibilizam ferramentas diferentes que melhoram a experiência de desenvolvimento. Assim isto significa que os programadores quando querem desenvolver algo, primeiro têm de decidir em que plataforma vão apostar e depois vão ficar com ela “para sempre”.
Por um lado se um programador começar a trabalhar numa app UWP e perceber que não é suficiente para o que quer, então tem de abandonar o projeto e começar do zero noutra plataforma. Por outro se optar pelo Win32 há muito poucos incentivos para passar para o UWP. É aqui que entra este Project Reunion.
Durante o Ignite 2021, a Microsoft explicou que o Project Reunion vai combinar os dois mundos. Assim não haverá propriamente uma divisão.
Se esta ideia funcionar todas as plataformas terão acesso a todas as funcionalidades. Assim para os programadores representa algo realmente grandioso. Resta-nos agora esperar para vermos como vai funcionar na prática.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!