No evento de lançamento dos novos Galaxy S25, a Samsung aproveitou os holofotes para levantar um pouco o véu ao seu novo smartphone ultrafino Edge, anunciar que já tem um dobrável trifold a caminho, e claro, também falou um pouco sobre o seu capacete AR/VR que tem sido desenvolvido debaixo do nome “Project Moohan“.
Mas, vamos ser mesmo muito honestos… Isto é um Apple Vision Pro, só que feito pela Samsung.
Project Moohan: Impressão minha, ou é um Apple Vision Pro?
As similaridades são tantas, que um consumidor mais distraído pode olhar para o Vision Pro e achar que está a olhar para o capacete da Samsung, ou vice-versa. É inegável que existiu muita inspiração naquilo que a Apple fez, e já lançou no mercado.
Mas, como também acontece no mundo dos smartphones, TVs, portáteis, etc… A realidade é que a tecnologia atual, de forma a conseguir de facto oferecer uma performance apelativa AR e VR, apenas pode existir dentro deste formato mais específico. O passo seguinte é miniaturizar a coisa para uns óculos mais tradicionais.
Porém, enquanto a Apple lançou o seu Vision Pro, e ficou responsável por todo o ecossistema, a Samsung tem a ajuda da Google. Aliás, o capacete da Samsung tem como base o sistema operativo Android XR, que caso não se lembre, foi anunciado no ano passado.
Por isso, onde o Apple Vision Pro falhou, é possível que a alternativa da Samsung tenha sucesso. Mas… Como é óbvio… Apenas se o preço for ajustado à realidade. Os 3500~4000€ que a Apple pediu (e continua a pedir) pelo seu Vision Pro eram um completo absurdo.
Entretanto, a Samsung que tem um grande foco no conforto para uma utilização diária sem grandes problemas. Ainda assim, não foram avançados detalhes como as dimensões, peso, ou preço.
Este capacete deve chegar ao mercado ainda durante o ano de 2025. Mas, como deve imaginar, em quantidades muito limitadas. Sendo até expectável que este aparelho não chegue à Europa, tal e qual como o Galaxy Z Trifold também não deverá chegar.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.