Google processa programadores que prejudicaram a Play Store

A Google Play Store implementa uma série de medidas para proteger os utilizadores de aplicações nocivas. Apesar disso, parece que dois programadores de aplicações conseguiram colocar um grande número das suas aplicações falsas no mercado. Agora, a Google está a processar os programadores por terem arruinado a integridade da Play Store.

Google processa programadores que prejudicaram a Play Store

O Business Insider relata que o Google entrou com uma ação civil no tribunal federal de Nova York contra dois programadores de aplicações. A empresa acusa os dois de serem especialistas em encriptação e enganaram a loja para conseguirem hospedar apps perigosas na loja de aplicações.

Os dois golpistas – um de Shenzhen, China, e o outro de Hong Kong – teriam criado bolsas de criptomoedas e aplicações de investimento com aparência legítima. Esses dois homens teriam convencido as vítimas por meio de várias promoções a investir dinheiro através das apps. No entanto, não permitiriam que as vítimas retirassem o seu dinheiro, independentemente de terem lucro ou não.

programadores Play Store

No processo, o gigante da tecnologia afirma que as fraudes afetaram mais de 100 mil pessoas em todo o mundo. Estas vítimas terão sido enganadas em quantias que variam entre os 100 e as dezenas de milhares de dólares.

Por seu lado, a Google diz que conseguiu identificar as aplicações fraudulentas e encerrá-las. No entanto, quando uma era encerrada, outra acabava por tomar o seu lugar. A ação judicial alega que os burlões conseguiram enganar a Google para que esta hospedasse novas aplicações falsas, deturpando a sua identidade, localização e intenção. No total, a dupla conseguiu fazer o upload de 87 aplicações falsas para a plataforma.

Entretanto a empresa afirma que gastou mais de 75,000 mil dólares na investigação desses golpes. No entanto, a empresa parece estar mais chateada com a reputação do Google Play do que com o dinheiro que perdeu, já que menciona “integridade” dezenas de vezes ao longo da reclamação.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também