Como deve imaginar, qualquer criança ou jovem adulto, com 2 dedos de testa, aproveita as capacidades dos novos motores de Inteligência Artificial para facilitar o seu trabalho escolar. O que é completamente normal! Qualquer pessoa pode e deve aproveitar um assistente IA para melhorar a sua produtividade e desempenho.
Aliás, eu até tenho inveja dos tempos modernos, depois de ter passado anos a bater com a cabeça no teclado do meu portátil a tentar terminar projetos do meu curso de engenharia.
Porém, como também deve saber, existe uma autêntica caça aos trabalhos criados por IA no ensino atual, especialmente nas faculdades, onde a exigência é um pouco maior.
Ainda assim, ccomo também seria de esperar, os professores, como seres humanos que são, também se andam a aproveitar as capacidades do ChatGPT para criar testes, projetos, e imagine só, classificar trabalhos ou testes.
Professores também usam o ChatGPT, e agora!?
Na realidade, até já existem plataformas próprias para professores, que têm como base o poder do ChatGPT, mas têm um leque de funcionalidades muito mais focado naquilo que é o trabalho deste tipo de profissional. Um excelente exemplo é o Writeable, que consegue classificar trabalhos desde o terceiro ano, até ao décimo segundo ano.
A plataforma faz comentários, dá sugestões, e até é capaz de criar propostas de novos projetos consoante o tema que quiser meter em cima da mesa.
Porém, além de ser estranho ver professores à caça de trabalhos criados por IA a usar plataformas baseadas em IA para facilitar o seu trabalho. Temos também de ter em conta que um professor que não avalia o trabalho dos seus alunos, acaba por não os conhecer a fundo. Especialmente no lado das suas dificuldades de aprendizagem.
Perde-se a humanidade do ensino.
Isto é como tudo na vida… Nem tanto à terra, nem tanto ao mar. Não existe problema nenhum em usar as potencialidades da IA para facilitar a nossa vida. Mas uma coisa é ajudar, outra é não fazer nada e ficar a olhar para o “robot” a trabalhar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!