Não é novidade para ninguém dizer que a China é a fábrica do planeta. Não só das pequenas empresas, mas também das gigantes como a Apple, Google, Amazon, Microsoft, etc… No entanto, nos últimos anos, temos visto várias tentativas de abandono, por várias empresas. O que muito provavelmente se deveu à guerra comercial entre a China e Estados Unidos.
No entanto, a transição tem sido tudo menos suave… A China vai muito provavelmente continuar a ser a fábrica do mundo durante mais alguns anos.
A produção está a sair da China, mas a coisa está a correr mal
Portanto, em 2019, em plena guerra comercial entre os Estados Unidos e China, e claro, antes da pandemia de COVID-19, várias empresas estavam a tentar diminuir o impacto que a produção chinesa tem nas suas linhas de produtos, especialmente depois da implementação das tarifas sobre produtos importados da China.
É exatamente por isso que vários fornecedores de gigantes como a Apple, Microsoft, etc… Mudaram algumas linhas de produção para outros países como o Vietname, México, Índia, etc… No entanto, com o impacto da pandemia, e falta de mão de obra especializada, esta mudança está a ser um autêntico pesadelo.
É exatamente por isto, que a Apple vai produzir os novos AirPods na China, em vez das novas linhas de produção no Vietname. Uma decisão similar à da Google e da Amazon, que vão começar a produzir a grande maioria dos seus aparelhos na China, preferindo pagar mais pela mão de obra e tarifas de importação de produtos.
Entretanto, com o passar da pandemia, é provável que o plano de descentralização Chinesa volte ao ativo. Mas por enquanto, a China vai continuar com o título de fábrica do planeta.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!