Produção insuficiente de semicondutores pode ser uma má notícia

Como já deve ter percebido pelos últimos lançamentos de hardware, o stock de componentes eletrónicos está nas ruas da amargura, e ao que tudo indica, muito se deve às próprias dificuldades de produção das foundries.



Produção insuficiente de semicondutores pode ser uma má notícia

7nm, tsmc

Portanto, como deve imaginar, o que não faltam são teorias em relação ao que se está a passar no mercado para não existirem consolas, processadores, placas gráficas, etc… Algo que muitos têm apontado para a pandemia e dificuldades na parte da logística. Contudo, parece que a raiz de tudo é bem mais profunda, e potencialmente bem mais perigosa.

Afinal, segundo novos relatos, o mundo da produção de semicondutores já estava a produzir na sua capacidade máxima antes do início infeliz desta pandemia. E na verdade, é isto que se quer, ter tudo a ‘bombar’ ao máximo! O problema é que o COVID-19 aumentou imenso a procura pelos produtos capazes de nos entreter.

Para ter noção, quando a Huawei começou a ter problemas com a produção de componentes devido à proibição Norte-Americana, as restantes fabricantes Chinesas (especialmente a Xiaomi) aumentaram logo as encomendas de componentes! De forma a basicamente tentarem roubar a quota à sua rival que tantas dores de cabeça deu à Samsung e Apple nos últimos anos.

Ou seja, a produção estava no máximo, mas a procura aumentou explosivamente! Mas a coisa não fica por aqui…

Além de tudo isto, muito do staff responsável pelas linhas de produção foi enviado para casa. Claro que a produção de semicondutores é um processo quase completamente automático. Mas é ainda necessário ter alguns trabalhadores para operar alguma da maquinaria… Uma nova dificuldade que obviamente teve impacto nos números de produção para este estranho 2020.

Contudo, existem boas notícias! As coisas vão melhorar em 2021!

Entretanto, tudo indica que a produção de wafers vai aumentar significativamente já no início do próximo ano para tentar ir de encontro à nova procura. Estamos a falar de um boost de 220 mil wafers por mês, para um total de 6.4 milhões de waffers por ano a uma escala mundial.

Curiosamente, isto poderá resultar em alguns problemas mais para a frente, porque esta procura não continuar a este nível durante muito mais tempo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também