A TSMC anda nas bocas do mundo desde que impressionou tudo e todos com o seu processo de 7nm em 2019. Um impacto que provavelmente muitos não esperariam na altura, visto que a Intel deveria ter acompanhado o progresso, com os seus 10nm e 7nm… Algo que obviamente já sabe que não aconteceu. Aliás, já estamos quase em Abril de 2021, e a Intel continua nos seus 14nm+++++++++ (até ao infinito).
Pois bem, a TSMC tem todas as intenções de continuar na liderança do mercado! Por isso, já está a preparar novos processos de produção para cimentar a sua liderança.
Produção de chips de 4nm vai começar já em 2021!
Portanto, a TSMC, líder na produção de semicondutores, já começou a implementar os seus planos para o início das hostilidades no mundo dos 4nm. Sim, as suas linhas de 4nm vão começar a produzir no fim do ano, logo com uma produção em larga escala, muito provavelmente para equipar o novo iPhone 13 com um chip mais pequeno, mais poderoso e mais eficiente.
Curiosamente, o nó de 4nm parece ser uma extensão ao atual processo de 5nm, visto que nos planos oficiais da empresa, esta geração conta com 5 processos (5nm, 5nm+ e 4nm).
No entanto, o DigiTimes afirma que a Apple irá preferir utilizar o processo de 5nm para o seu iPhone 13, de forma a evitar atrasos no lançamento da sua nova geração de smartphones. Utilizando assim a totalidade de produção do nó de 4nm para a restante linhas de produtos. Que como deve saber, irá ser toda baseada na arquitetura ARM (Mac, MacBook, iPad, etc…), depois de um divórcio muito interessante com a gigante azul dos microprocessadores, a Intel.
Ainda existe esta dúvida, mas uma coisa é certa, a Apple já tem contratada grande parte da produção de 4nm.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!