Lembro-me de ser míudo, e na escola se dizer “o uso de petróleo tem de ser muito mais controlado, porque as reservas não vão durar para sempre. É estimado que as reservas mundiais durem mais 40 anos” São precisas alternativas mais limpas e mais amigas do ambiente.
Bem, tenho agora 32 anos, e a história é exatamente a mesma. Porém, a procura por este tipo de matéria prima nunca esteve tão alta, e provavelmente não vai baixar tão rapidamente quanto muitos desejariam.
Procura por petróleo cada vez mais alta. Então e o ambiente?
Portanto, o que lhe disseram na altura da escola, como disseram a mim, era verdade. Porém, era uma métrica que tinha em conta as reservas conhecidas até ao momento. Caso não saiba, existe a descoberta de novas reservas quase todos os dias.
Sim, é verdade que a prospeção está cada vez mais difícil, porque estas reservas são encontradas em locais de acesso complexo. O que também acaba por afetar o preço do produto final.
Mas a realidade é apenas e só uma, ainda há muito e bom petróelo, e como tal, a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) espera um aumento contínuo na procura mundial até 2024. Porém, isto não significa que os preços se mantenham baixos. O preço do petróleo tem estado numa roda viva nos últimos anos, uma tendência que parece ter vindo para ficar.
De onde vem a nova procura?
Segundo a OPEP, a procura mundial vai aumentar devido países que não são membros da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico). Um bom exemplo é a Índia, que se está a desenvolver a um grande ritmo, e olha para os combustíveis fósseis como uma forma barata de crescer a sua indústria.
Conclusão
Apesar do grande investimento na revolução energética por parte dos países desenvolvidos, o petróleo vai continuar a ser um dos produtos mais procurados nos mercados Internacionais. Infelizmente, apesar de ser melhor que nada, a realidade é que a luta pelo ambiente tem de ser global e não apenas regional.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!