Procura de smartphones cai mas Samsung segura-se!

A procura de smartphones na Europa parece estar em declínio, mas a Samsung manteve a liderança no 3º trimestre de 2022, apesar das perdas consideráveis. O mercado europeu dos smartphones encolheu 16% em relação ao ano anterior, com os observadores do mercado a dizerem que os envios corresponderam a pouco mais de 40 milhões de unidades devido a desafios económicos. Entretanto a Xiaomi capitalizou no mercado russo para subir ao segundo lugar do pódio.

Procura de smartphones cai mas Samsung segura-se!

A quota de mercado de smartphones da Samsung na Europa baixou de 35% no 3º trimestre de 2021 para 33% no 3º trimestre de 2022. Ainda assim a empresa conseguiu aumentar os envios de smartphones para 13,5 milhões de unidades no 3º trimestre. Ou seja, acima dos 12,1 milhões registados no 2º trimestre, mas ficou aquém dos 16,9 milhões de envios que registou há um ano. Os envios da Apple também caíram 12%. Já os envios da Xiaomi aumentaram 4%, o que torna esta empresa no segundo maior fabricante de smartphones da Europa à frente da Apple e atrás da Samsung.

Procura de smartphones

De acordo com a Counterpoint Research, a Xiaomi e a Realme melhoraram as suas quotas de mercado na Europa por causa da Rússia. A Apple e a Samsung retiraram-se do mercado russo após a invasão da Ucrânia. Isto permitiu à Xiaomi e à Realme capitalizarem a sua ausência neste mercado em particular e, assim, melhorar as suas quotas de mercado no velho continente.

Apesar destas jogadas a Samsung manteve a liderança sobre a Europa com uma quota de envio de smartphones de 33%. A Xiaomi ficou em segundo lugar com 23%, e a Apple deteve 21% do mercado no 3º trimestre de 2022. Por outro lado, a Realme (5%) e Oppo (%4) foram os quarto e quinto maiores fabricantes na Europa durante o período de três meses.

Procura de smartphones

Os observadores dizem que a Apple podia ter tido um melhor desempenho, mas os problemas de fornecimento relacionados com o bloqueio da China impediram o lançamento do iPhone 14 na Europa. De facto, as vendas da Apple ficaram aquém das expectativas, uma vez que alguns envios foram adiados para o 4º trimestre de 2022.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também