Processadores Snapdragon têm um rival à altura em 2022!

A Qualcomm é inegavelmente um dos pesos pesados do mundo Android, ao equipar a grande maioria dos aparelhos, em todas as gamas de preço. Os seus processadores Snapdragon, especialmente na gama alta, são sempre comparados com o melhor que as restantes concorrentes têm para oferecer, como é o caso da Apple e também da Samsung!

Pois bem, em 2022… É muito provável que tenhamos de meter mais um nome no lote de comparações! Afinal, a MediaTek tem uma oferta muito interessante para o próximo ano, e pelos vistos, existem várias fabricantes de smartphones, de renome, interessadas no seu mais recente SoC topo de gama.

Mas vamos por partes.

Processadores Snapdragon Qualcomm têm um rival à altura em 2022!

Portanto, na gama mais alta, quem manda é a Qualcomm! Atualmente com o seu Snapdragon 888. Ao fim ao cabo, todos os aparelhos ‘bandeira’ das fabricantes mais importantes, dão uso a este processador, como é o exemplo da Samsung, Oppo, Xiaomi, Asus, etc… Curiosamente, até a Huawei começou a dar uso a processadores da Qualcomm, em 2022, de forma a conseguir lançar alguns aparelhos, no mercado Europeu, fugindo às tantas restrições que continuam em cima de si. (Snapdragon 888 para o P50 Pro e Snapdragon 778G para o Nova 9)

Mas a história de domínio absoluto da Qualcomm pode vir a não se repetir em 2022. Ao fim ao cabo, a MediaTek tem uma alternativa muito interessante em termos de performance, que claro está, deverá ser bastante mais barata, comparativamente ao que a Qualcomm tem para oferecer na forma do Snapdragon 8 Gen1.

Estamos a falar do MediaTek Dimensity 9000! O novo SoC topo de gama da gigante dos microprocessadores mobile.

Na verdade, o Dimensity 9000 não é o primeiro esforço topo de gama da MediaTek. Contudo, pode ser o primeiro a ter um forte impacto no mundo Android.

mediatek, dimensity

Afinal de contas, as similaridades ao Snapdragon 9 Gen1 são mais do que muitas. Temos o mesmo cluster de núcleos de processamento, o mesmo processo de 4nm, bem como acesso a todas as grandes novidades no mundo da conectividade e processamento de imagem.

Desta forma, o Dimensity 9000 pode vir a ser um grande ponto de viragem para a MediaTek! Ou seja, enquanto em 2017 ou 2018, comparar um processador Qualcomm com um processador equivalente MediaTek seria quase um crime… A partir de agora, pode vir a ser completamente normal. E ainda bem que assim é! Precisamos de concorrência no mundo Android!

Porquê esta grande aposta no mundo da gama alta?

A razão para esta grande aposta é só uma… Dinheiro! Existe muito dinheiro a ganhar na gama alta, porque as margens são muito mais altas. Ao fim ao cabo, enquanto a MediaTek pede cerca de 25€ por um SoC de gama média em 2021, pode vir a pedir 50~70€ por um SoC de gama alta, em 2022.

Além do dinheiro, a MediaTek também foi muito inteligente, ao sair da gama alta quando percebeu que não conseguia competir com a Samsung, Huawei, Apple e Qualcomm.

Desta forma, preferiu Voltar atrás, para uma estratégia, por etapas, que por acaso, teve alguns acasos muitos oportunos para a fabricante. Como foi a grande adoção de smartphones 5G nas gamas mais baixas do mercado, e claro, o desaparecimento da Huawei no mundo da produção de chips.

Para finalizar este artigo, é preciso ter em conta que por enquanto, a MediaTek vai focar-se mais na China e Índia, aparecendo também em alguns outros aparelhos que vão inegavelmente chegar ao território Europeu. Mas isto não é o importante. O que realmente queremos salientar, é que a Qualcomm vai começar a ter rivalidade a sério no mundo dos smartphones. O que pode acabar por ter um forte impacto na qualidade, e sobretudo no preço, dos smartphones de topo Android.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com a grande aposta da MediaTek? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também