No final do ano passado, avisámos que a Intel estava a planear aumentar o preço dos seus processadores, tantos os mais recentes (Core 13000), como também a geração imediatamente anterior (Core 12000), de forma bastante significativa.
Na verdade, até era esperado que este aumento de preço acontecesse durante o final de 2022. Mas ao que tudo indica, vai acontecer agora, no primeiro trimestre de 2023. Porquê?
Processadores Intel vão encarecer 10% em 2023
Portanto, quem é que não gosta de um belo aumento de preço em tudo o que é tecnologia? É a crise de chips ainda a fazer das suas? Óbvio que não! Neste momento, graças a uma queda na procura, o que não falta no mercado são chips, o problema é que 2023 vai ser um ano complicado em termos de vendas para empresas como a Intel, e por isso mesmo, para não fugir muito às expetativas dos analistas, os preços vão aumentar para compensar a queda no número de unidades vendidas.
Felizmente, o aumento é de “apenas” 10%, em vez dos mencionados 20% do ano passado. Ainda assim, a verdade é que o aumento já começa a ser visto nos processadores Intel Core 12000, que apesar de mais lentos, e menos eficientes, face aos mais recentes Intel Core 13000, aparecem agora mais caros. Isto não faz sentido pois não? Tenha calma, é que o aumento também vai chegar aos processadores mais recentes, assim que os stocks forem renovados nas lojas.
O que significam estes aumentos no grade esquema das coisas? Bem, o processador mais rápido do mercado, o i9-13900K encarece cerca de 60€, enquanto as restantes gamas encarecem valores um pouco mais baixos. Ainda assim, 60€ é obviamente significativo, para quem está a tentar montar um PC de gama alta.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já está farto dos aumentos de preço? Não era suposto as coisas melhorarem? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!