Processadores estão a voltar aos preços de 2020!

A pandemia provocada pelo COVID-19 mudou completamente a forma como os produtos são lançados, e infelizmente, o seu preço. O facto de milhões de pessoas terem ficado em casa durante quase 2 anos, fez com que a procura por tecnologia chegasse a níveis impossíveis de prever.

Sendo exatamente por isso que tivemos uma crise de chips, que ainda se faz sentir em algumas indústrias, apesar de uma normalização em vários mercados importantes. Mas, como já dissemos algumas vezes, depois da subida sem precedentes, vem sempre o trambolhão.

Quando as coisas normalizaram, a procura por tecnologia não só desceu, como desceu para níveis absurdamente baixos. Afinal, se a grande maioria dos consumidores comprou smartphones, TVs, colunas, tablets, etc… É normal que estejam servidos e que não precisem de comprar nada durante algum tempo.

É também por isso que, aos poucos, os preços começaram a baixar para níveis aceitáveis, e na verdade, muito similares aos de antigamente. No mundo do PC Gaming isso já começa a ser notório em vários componentes, nomeadamente nos processadores de nível entusiasta.

Processadores estão a voltar aos preços de 2020!

ryzen, amd

Portanto, ainda se lembra dos tempos em que era possível comprar um Ryzen 2600 ou 3600 a pouco mais de 200€? Um processador extremamente capaz com 6 núcleos físicos e 12 threads, que possibilitava assim um nível de performance incrível tanto para jogos como também para trabalho.

Pois bem, o Ryzen7600X está agora disponível em várias plataformas abaixo dos 200€. (Fonte) É um sinal dos tempos! O hardware não se vende, e por isso mesmo, por vezes até sem apoio das marcas, as grandes lojas têm de fazer campanhas para despachar algum stock.

Aliás, isto acaba por ser um “abre olhos”, porque tanto a AMD como a Intel e também a NVIDIA já afirmaram publicamente que têm controlado o envio de stock para as lojas, para que os preços não baixem demasiado. Ou seja, ao que tudo indica, mesmo com baixo envio de stock, a procura é tão baixa que as lojas estão agora obrigadas a fazer descontos comparáveis a uma oferta irrecusável do Padrinho.

Como é normal, estes preços ainda não são praticados em Portugal. Mas, a procura absurdamente baixa é um problema mundial. Como tal, é uma questão de tempo até os preços voltarem a baixar de forma significativa.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também