Problemas no Windows: é melhor restaurar ou repor?

Os problemas no Windows surgem sem avisar. Quando são poucos até resolvemos o problema com alguma facilidade. Agora quando começam a aparecer a um nível diário levam-nos a uma grande questão. Devemos restaurar ou repor o nosso computador com Windows? É que embora pareçam coisas semelhantes na realidade são bem diferentes!

Problemas no Windows: é melhor restaurar ou repor?

Desde a resolução de problemas com controladores corrompidos no Windows até à remoção de infeções por malware, tanto o Restauro do sistema como o Reset ao Windows podem resolver facilmente todos os principais problemas. No entanto têm formas diferentes de o fazer.

Restauro do Sistema

O Restauro do Sistema funciona desfazendo quaisquer alterações e revertendo o seu computador para o último estado de funcionamento. Esta ferramenta tem como objetivo resolver problemas “voltando atrás”. Ou seja, até um ponto em que o erro não existia. É uma ótima forma de corrigir situações relacionadas com a corrupção de ficheiros ou reparar os danos causados por malware.

Windows 11 23H2

O Reset ao Windows, por outro lado, limpa todas as definições personalizadas e coloca tudo com as configurações por defeito. É muitas vezes a última solução quando nada mais funcionou.

O restauro do sistema cria imagens do seu PC com Windows sempre que é aplicada uma alteração em todo o sistema, seja no registo, nos controladores ou nos programas. Elas são chamadas de pontos de restauro. Se uma alteração der cabo da sua instalação pode voltar a colocar o Windows como estava até à data e hora do ponto de restauro. Isto é algo realmente muito simples.

Atenção que o Restauro do sistema não é propriamente uma ferramenta de backup. Assim não afeta os nossos ficheiros pessoais e dados. Assim diz apenas respeito a ficheiros de sistema como as configurações de registo, controladores e arranque.

Mas tudo isto não é automático?

Até ao Windows 8 era. No entanto, a partir do Windows 10 é necessário ativar esta função automaticamente. A funcionalidade encontra-se silenciosamente escondida no antigo Painel de Controlo, e no caso do Windows 11 não a encontrará na aplicação Definições renovada.

Como ativar

Em primeiro lugar temos de ir à pesquisa do Microsoft Windows e escrever Restauro. Depois do lado direito é só darmos um clique em Abrir.

Diferenças entre repor o Windows e Restauro do sistema

Entretanto vai surgir uma janela relativa às propriedades de sistema. Se vir que a proteção para o disco principal está desativada clique por cima dele e depois em configurar.

Diferenças entre repor o Windows e Restauro do sistema

Depois é só selecionar Ativar a proteção do sistema. A seguir clique em Aplicar e depois em OK.

Restaurar o computador

Para restaurar o computador para um determinado ponto é igualmente simples. Só temos de ir novamente à mesma secção e depois darmos um clique em Restauro do Sistema. A seguir temos de escolher um ponto de restauro e depois darmos um clique em Seguinte.

Se o seu problema não for resolvido, considere reverter o seu Windows para um ponto de restauro mais antigo.

Repor o Windows

O Reset ao Windows restaura o sistema operativo para as suas definições de fábrica. É a opção a seguir quando todas as outras correções não conseguem resolver o problema.

Quer esteja a enfrentar uma utilização elevada do disco ou se o computador se tenha tornado muito mais lento do que antes, vale a pena experimentar esta solução.

Para o fazer escreva repor o PC na pesquisa do Windows e do lado direito clique em abrir.

Depois e quando tiver optado por repor o Windows pode optar entre Manter os ficheiros ou Remover Tudo. Se estiver com problemas muito complicados no computador é lógico que a segunda opção é a melhor.

A reposição do seu PC irá definitivamente resolver o seu problema, mas para tal, irá eliminar todas as aplicações instaladas e as definições personalizadas. Por isso talvez seja melhor experimentar primeiro um restauro do sistema.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também