Parece que todos os rumores acerca de um problema grave no sistema de refrigeração (Cooling) da PS5 eram mesmo reais! Afinal de contas, foi o próprio Mark Cerny a ter de vir a público descansar os jogadores, ao garantir que o problema já tem uma resolução extremamente inteligente em cima.
Ou seja, o lançamento da PS5 esteve e provavelmente continua a estar em risco, devido a esta soluço nas últimas etapas de desenvolvimento. Que agora tem ainda a agravante de termos de lidar com o surto de COVID-19, que não parece dar descanso ao Ocidente.
Sim, está confirmado… A Sony não apresentou a PlayStation 5, porque teve basicamente de apagar um fogo!
Contudo, torna-se um bocadinho difícil acreditar que uma consola como a PS5, que foi construída do zero… Possa ter problemas deste tipo, nas últimas fases de desenvolvimento. Numa altura em que a maior preocupação deveria ser o lançamento!
Sendo ainda mais estranho tentar perceber, como é que uma informação destas escapa das garras da Sony, para chegar ao público em geral! O que se está a passar dentro da empresa!?
PS5 teve problemas sérios na refrigeração. Mas a solução vai surpreender todos! Diz-nos Mark Cerny
Portanto, segundo aquilo que já sabemos até ao momento acerca da PS5, parece que esta nova consola virá equipada com um ‘cooler’ e fonte de alimentação muito maior que aquilo que podemos encontrar na sua antecessora. Porque afinal de contas, será necessária algo muito mais capaz para aguentar o desempenho pretendido pela Sony.
No entanto, ao que parece, o sistema de refrigeração original da PS5 não conseguiu dar conta do recado. E como tal, foi preciso fazer uma reavaliação total para ver o que falhou. O que claro está, resultou num atraso significativo nos planos da Sony, permitindo a ultrapassagem da Microsoft na corrida à revelação, apresentação, etc…
Mas eis o que foi dito por Mark Cerny:
“O nosso processo na avaliação dos sistemas de cooling das versões anteriores à PS5, passava por tentar ‘adivinhar’ o máximo que a consola poderia consumir a nível energético, de forma a que não existissem problemas durante o seu ciclo de vida. Ou seja, chegar ao pior caso possível, conseguindo um sistema capaz de dissipar todo o calor, sem fazer demasiado barulho.
Se conseguirmos isso, então o barulho é mínimo. Se falharmos, então a consola vai ser barulhenta em jogos exigentes. Existindo ainda a possibilidade de sobre-aquecer e se desligar sozinha, ou até comprometer o hardware.
Dito tudo isto, Cerny afirma que os fãs vão ficar extremamente felizes com a performance da PS5 no departamento da refrigeração. Aliás, a Sony está neste momento a preparar uma visita guiada ao interior da consola (Teardown). Depois de ter mudado completamente a estratégia para solucionar este problema complexo.
Curiosamente, a solução final de refrigeração irá ter impacto no design final da consola, por isso, não é descabido pensar que a PS5 poderá ser uma torre vertical tal e qual como a Xbox Series X. Mas isso ainda vamos ter de esperar mais um pouco para descobrir.
Em suma, parece que o problema de refrigeração da PS5 já se encontra a ser resolvido e tudo deverá estar pronto a tempo. (Se o COVID-19 permitir). Por isso, fique atento a todas as informações acerca deste assunto que deverão ser reveladas em breve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!