Se está com problemas no Outlook Classic veja como resolver!

Há apenas alguns dias, a Microsoft confirmou que certas aplicações do Office podiam falhar ao realizar tarefas comuns, como escrever ou verificar a ortografia. De acordo com a Microsoft, o bug afeta a versão 2407 do Office, onde se incluem o OneNote, Word e Outlook. Infelizmente, esta não é a única falha que está a causar problemas no Outlook Classic.

Se está com problemas no Outlook Classic veja como resolver!

Num outro documento de suporte, a Microsoft revelou que o Outlook Classic na versão 2407 (número de compilação 17840.20138) pode “fechar inesperadamente na inicialização”. Por outras palavras, pode falhar ao ser iniciado. O mesmo pode acontecer ao tentar iniciar o Outlook no modo de segurança.

problemas no Outlook

A Microsoft diz que a causa raiz do problema são regras baseadas em servidor corrompidas para contas de correio do Microsoft 365, que o Outlook não pode processar corretamente (ucrtbase.dll). Felizmente, existe uma solução alternativa.

Como resolver. 

  • Feche o Outlook.
  • Clique com o botão direito do rato no botão Iniciar do Windows e selecione Executar.
  • Na caixa Executar, cole: Outlook.exe /cleanrules.
  • Selecione OK. Crie um novo perfil do Outlook, se necessário.

Assim se o problema persistir, aceda ao Outlook Web Access e remova manualmente todas as regras. Pode encontrar mais informações sobre o problema no documento de suporte oficial.

Entretanto e já que falamos em Outlook há outra informação importante.

A partir de 16 de setembro de 2024, a Autenticação Básica (nome de utilizador e palavra-passe) para clientes desaparece gradualmente.

Isto para todas as contas pessoais do Outlook, incluindo Outlook.com, Hotmail.com e Live.com. Isto faz sentido, mas poderá dar muitas dores de cabeça a várias pessoas menos habituadas a estas andanças.

O método de autenticação básica não é seguro, uma vez que envia as credenciais através da rede sem encriptação, permitindo que as ferramentas de monitorização de rede as captem. Além disso, os browsers e outras aplicações costumam guardar em cache as credenciais de autenticação básica. Isto até que o browser seja reiniciado, permitindo que sejam utilizadas por outras pessoas com acesso ao dispositivo.

Outlook para Windows 11 offline, outlook deixar de funcionar

“Embora a autenticação básica tenha sido o padrão durante algum tempo, também facilitou a captura das informações de início de sessão de uma pessoa por parte de pessoas mal intencionadas”, explica a Microsoft.

“Isto aumentou o risco de essas credenciais roubadas se reutilizarem para obter acesso ao correio eletrónico. Ou então aos dados pessoais de uma pessoa. Os ciberataques baseados em e-mail só aumentaram com o tempo, por isso estamos a exigir uma autenticação moderna para todos os clientes do Outlook para ajudar a proteger melhor as suas contas pessoais.”

Assim ao mudar para métodos de autenticação mais modernos, as credenciais de autenticação básica serão substituídas por uma autenticação baseada em token apoiada por uma autenticação multi-fator (MFA).

Como referi acima isto vai dar algumas dores de cabeça.

Sobretudo aos utilizadores que utilizam aplicações mais antigas que apenas suportam a Autenticação Básica, uma vez que deixarão de poder aceder às contas de e-mail Outlook.com, Hotmail.com ou Live.com após 16 de setembro.

Em vez disso, os utilizadores terão de mudar para as versões mais recentes do Outlook, Outlook para Windows, Apple Mail, Thunderbird ou outros clientes de e-mail compatíveis que suportem métodos de autenticação modernos.

Entretanto os utilizadores com uma subscrição do Microsoft 365 podem utilizar a versão do Outlook incluída no seu plano. Já os que utilizam o Outlook 2021 (compilação 11601.10000 ou superior) já estão equipados com a “Autenticação Moderna” e não serão afetados.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também