Ninguém gosta de problemas na Internet. Pode fazer com que se sinta completamente incapacitado para trabalhar ou comunicar, controlar a sua casa ou jogar. Mas nessas situações, como é que se sabe quem é o culpado? Muitas das vezes os operadores referem que o problema está dentro da casa do cliente ou nos próprios dispositivos. Outra temos apenas a solução de ligar e desligar o router até que um milagre aconteça. No entanto a verdade é que a situação pode ser bem diferente, sobretudo quando não é ocasional. Assim se está com problemas na Internet vamos dizer-lhe como provar que a culpa é do operador!
Problemas na Internet? Como provar que a culpa é do operador
À medida que o trabalho remoto e as configurações de casa inteligente se tornam mais prevalecentes, a nossa tolerância para falhas de ligação está a diminuir rapidamente. A perda de ligação é uma ocorrência intermitente comum, mas o que fazer quando o problema se torna impossível de gerir? Se os seus problemas se tornarem persistentes, é possível que a raiz do problema não tenha nada a ver com o seu equipamento ou definições, mas sim com um problema do seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) e pode exigir a intervenção de um técnico de linha especial.
No entanto isso pode ser mais fácil de dizer do que fazer!
A primeira coisa que tem de fazer, é juntar provas de que o problema precisa de ser resolvido pelo seu fornecedor e não algo do seu lado. Os agentes de apoio ao cliente do ISP e os técnicos domésticos tentarão dizer quase tudo para evitar assumir a culpa se não estiver preparado com uma lista exaustiva de passos de resolução de problemas do lado do utilizador que já tenha verificado. Vamos começar da estaca zero.
É possível que já tenha tentado vários ou todos estes passos, mas a lista de verificação que se segue irá garantir que examinou os seus problemas de todos os ângulos antes de se lançar na tarefa de chamar um técnico. Documente as suas descobertas à medida que avança nesta lista.
Verificar a ligação noutro dispositivo
Se estiver a ter um problema de ligação, tente ligar e testar a sua ligação noutro dispositivo do mesmo tipo. Para obter resultados mais precisos, utilize o SpeedTest.net para obter uma avaliação das suas velocidades de transferência e carregamento.
Tente ligar e desligar o dispositivo com problemas
Poderá saber rapidamente se toda a rede está em baixo, mas se o problema estiver isolado num dispositivo desligue-o completamente, inclusivamente da corrente. Aguarde pelo menos 30 segundos e volte a ligar o dispositivo. Se o problema persistir, avance para o passo seguinte.
Ciclo de energia do router
Desligue o router da corrente, aguarde pelo menos 30 segundos e volte a ligá-lo. Se isso não resolver o problema, passe para a próxima etapa.
Entretanto se tiver dispositivos locais de partilha de ficheiros ou de armazenamento em rede, deverá poder utilizá-los normalmente, mesmo que não exista uma ligação à Internet para o mundo exterior. Se estes protocolos funcionarem corretamente, isso aponta para um problema com a cablagem, o modem ou a ligação à linha principal.
Verificar as luzes do modem
É provável que o seu modem tenha pelo menos quatro luzes na parte da frente que piscam durante o processo de ligação. Estas luzes indicam o estado de quatro parâmetros importantes: Alimentação, Downlink, Uplink e ligação à Internet. Elas indicam sucesso ao acenderem de forma estática. Se uma destas luzes não ficar acesa e continuar a piscar, pode indicar-lhe a origem do sinal de entrada.
Aquela a que tem de dar atenção é mesmo a luz da Internet. Se não estiver estável o problema pode ser mesmo do operador ou então de um cabo. Falámos disso aqui.
Diagnosticar a qualidade do sinal do cabo
Se os passos anteriores não produziram qualquer melhoria, pode avaliar a qualidade da ligação por cabo através da interface gráfica do utilizador (GUI) do modem. Esta interface é acedida através de um browser. É aqui que pode encontrar informações sobre a qualidade do sinal e os níveis de potência.
Se tiver um dispositivo com uma porta ethernet, utilize-o para ligar diretamente a uma das portas disponíveis no seu modem. Se não tiver um dispositivo com porta ethernet, tente utilizar a sua ligação WiFi.
Agora abra qualquer browser. Digite o endereço IP do seu modem na barra de endereços. Esse endereço varia de acordo com o fabricante, mas os endereços mais comuns são 192.168.100.1 ou 192.168.0.1.
Depois de ter introduzido o IP correto, será apresentado uma página Web com o logótipo do fabricante do modem. Use a página para navegar até a página de status. Uma vez lá, pode analisar os seus níveis de potência.
Os níveis de potência downstream devem estar entre -7 e +7 dBmV.
Os níveis de potência de upstream devem estar entre 38-48 dBmV.
Interpretando as leituras
Quaisquer níveis de potência fora dos intervalos acima devem ser anotados, especialmente valores excessivos de potência a montante. Ao contrário do que o instinto lhe possa dizer, valores elevados de potência a montante indicam níveis de potência baixos. Quando o valor de potência upstream aumenta para além de 48 dBmV, significa que o modem está a ter de trabalhar mais para produzir potência upstream adequada. Quando esse valor atingir 53 dBmV, o modem fará um ciclo de energia automático e tentará novamente a ligação. Isto geralmente resulta num loop de inicialização que deixa o modem incapaz de se ligar por horas ou até dias.
Quer a sua investigação anterior tenha ou não produzido quaisquer resultados significativos, deve continuar a analisar a questão. Isto caso ainda não tenha Internet.
Assim sites como o Downdetector podem fornecer mais informações. Estes sites são comunidades em linha onde os utilizadores do serviço podem comunicar interrupções. Se os seus problemas estiverem relacionados com uma interrupção de serviço local de maiores dimensões, poderá ter de esperar. Se não houver uma interrupção maior, continue verificando o modem e o resto.
Tenha atenção a isto
Eliminar problemas de sobreaquecimento
O modem deve-se colocar num local fresco e seco, com acesso ao ar livre. Como qualquer dispositivo eletrónico, o modem pode ter tendência para sobreaquecer se for colocado sobre uma carpete ou em espaços pequenos e fechados. Certifique-se de que o modem não é colocado diretamente ao sol.
Interferência de sinais ambientais
Entretanto o modem e o cabo que fornece a banda larga devem-se colocar a uma distância segura de quaisquer possíveis fontes de interferência de rádio. Isto inclui micro-ondas, aparelhos de ar condicionado, frigoríficos e outros aparelhos de grande dimensão. Tome nota se a sua ligação parecer ser afetada quando utiliza um determinado aparelho.
Cabo danificado
Esteja atento a coisas que possam indicar um cabo danificado. Para além disso os pontos de ligação devem estar secos e sem corrosão.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!