As cinco principais causas de problemas na caixa de velocidades!

A caixa de velocidades é o coração do seu automóvel, que controla a potência do seu motor e o faz ir de um ponto para outro. É por ser tão importante que os problemas com a caixa de velocidades devem ser tratados atempadamente. Defeitos de fabrico, deficiências no lubrificante, tempo excessivo de paragem e carga elevada são as causas principais da falha da caixa de velocidades. Mas há muitas outras. Para que não tenha surpresas e possa prevenir algumas situações vamos dizer-lhe quais as principais causas de problemas na caixa de velocidades.

As cinco principais causas de problemas na caixa de velocidades!

Corrosão

O desgaste corrosivo é um tipo de degradação química que pode levar à falha das engrenagens. Quando os lubrificantes se degradam, o resíduo químico deixado para trás corrói o metal das engrenagens, causando corrosão. O desgaste corrosivo aparece geralmente como uma corrosão fina e consistente na superfície de uma engrenagem. A utilização de lubrificantes que evitam a degradação do óleo pode ajudar a evitar a corrosão.

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Desgaste

A falha da engrenagem pode ser causada por desgaste moderado devido a alguns padrões de contacto. A utilização repetida da engrenagem provoca estes danos, que são quase inevitáveis. Ao manter a sua caixa de velocidades adequadamente lubrificada, pode limitar os danos causados pelo desgaste moderado. É também uma boa ideia agendar verificações regulares para detetar precocemente potenciais danos de contacto. A contaminação do lubrificante também pode fazer com que os padrões de contacto sejam diferentes dos pretendidos. Certifique-se de que utiliza os lubrificantes recomendados pelo fabricante para a sua caixa de velocidades.

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Danos abrasivos

O desgaste dos contactos identifica-se por ranhuras radiais e outros sinais causados pelo desgaste abrasivo. Quando a lubrificação está poluída, ocorre um desgaste abrasivo, semelhante ao desgaste moderado. As abrasões nas superfícies das engrenagens devem-se à lubrificação, o que pode resultar num aumento do ruído, numa redução da eficiência e, potencialmente, numa falha da caixa de velocidades. Ao repor a lubrificação e mantê-la limpa, este tipo de danos nas engrenagens pode ser evitado. Para apanhar corpos estranhos, como ferrugem e outras partículas metálicas, antes de entrarem nas engrenagens e causarem avarias, deve utilizar um filtro.

Lubrificação

Entretanto a lubrificação é muito importante para a vida útil das engrenagens. Os principais aspectos da utilização da lubrificação são o volume de lubrificante colocado em cada malha de engrenagem e rolamento, bem como as propriedades do óleo lubrificante. Assim o óleo lubrificante forma uma película fina que impede o contacto metal-metal entre as engrenagens e dentro dos componentes.

Contaminação por partículas

Isto pode ocorrer como resultado de óleo sujo, de um bujão de enchimento aberto ou de partículas de desgaste ou de avaria dentro da caixa de velocidades. As partículas podem não só indicar dificuldades dentro da caixa de velocidades, como também podem aumentar o desgaste e a avaria dos componentes.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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