Como deve saber, parece cada vez mais óbvio que a Intel se vai mudar de malas e bagagens para a infraestrutura de produção da TSMC, tendo assinado um contrato que poderá muito bem mudar o futuro da própria empresa, garantindo acesso aos processos de 5nm e 3nm.
Dito isto, o problema é que a Intel parece ter conseguido uma percentagem gigantesca de toda a produção! O que claro está, deixa a AMD em maus lençóis.
É que além da Intel, a Apple também já acordou uma quantidade de produção gigantesca nestes mesmos processos… E claro, a AMD não pode simplesmente ficar com os restos!
Pois bem, apesar de o abandono não estar (ainda) em cima da mesa, parece que a AMD já está a planear mudar parte da sua produção para os lados da Samsung. Uma estratégia muito parecida à da NVIDIA, que também se mudou de malas e bagagens para o processo de 8nm, de forma a conseguir produzir as suas placas gráficas RTX 30 sem se preocupar com quantidades.
Nota do Redator: Curiosamente, parece que o processo de 8nm da Samsung causou alguns problemas para a NVIDIA devido a yields muito baixos. Contudo, o processo de 5nm parece estar num nível bastante acima, por isso, a coisa não se deverá repetir com a AMD.
Guerra na capoeira? AMD está a pensar mudar parte da produção para a Samsung!
Portanto, vários rumores dentro da indústria apontam para uma AMD muito interessada em aumentar a sua produção! Pois bem, para isso é preciso angariar novos parceiros além dos atuais TSMC (7nm e 5nm) e GloFo (12nm)… Sim, estamos a falar da Samsung!
A parceria com a TSMC tem dado frutos… Porquê mudar?
Muito resumidamente, a TSMC já não tem produção para todos, e aparentemente está com dificuldades em escalonar ainda mais a sua capacidade de produção para dar resposta a toda a gente, especialmente agora que a Intel entrou no jogo com muito dinheiro em cima da mesa.
Por isso, em vez de tentar negociar com a TSMC que parece mais interessada numa aposta séria no mundo dos semicondutores para automóveis, a AMD está agora a negociar com a Samsung, uma empresa que até já é uma parceira no desenvolvimento de chips, como é o caso do futuro SoC Exynos.
Em suma, ainda não sabemos o que isto vai dar… Mas se a AMD quer mesmo continuar a sua onda de crescimento, não pode ficar presa à quantidade cada vez mais limitada de produção da TSMC.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!