Como resolver o problema com pixéis no monitor ou TV

Um pixel no monitor do computador ou no ecrã da televisão pode ser uma coisa muito pequena. Mas se não estiver a funcionar em perfeita sintonia com todos os outros pixéis do ecrã, a avaria vai sobressair. Isto porque a nossa atenção tende a ir para esse local. Se este problema com pixéis aparecer de repente à sua frente, tenha em mente algumas coisas. Por um lado, o problema pode resolver-se sozinho. Isto se for um píxel preso, em vez de um pixel morto. Um píxel preso brilha a branco, porque todos os seus subpixéis estão presos na posição de ligado. Um pixel morto parece preto e, na maioria dos casos, não pode ser reparado. Isto porque não há energia a ir para nenhum dos subpixéis.

Um pixel preso tem um ou mais dos seus subpixéis presos na posição de ligado, mas não todos. Dito isto, se o pixel estiver a acender, é possível que possa ser reparado.

Como resolver o problema com pixéis no monitor ou TV

Desligue o monitor durante 24 horas

Antes de tentar qualquer coisa para resolver os pro, tente não fazer nada, por assim dizer. Desligue o monitor ou a televisão e deixe-o desligado durante 24 horas. Certifique-se também de que desliga a unidade da tomada. Muitos especialistas em reparação de ecrãs atribuem os pixeis presos à utilização excessiva do ecrã. Deixar os pixéis arrefecerem e ficarem inativos durante algum tempo pode ser tudo o que é necessário para descolar a parte ofensiva. Além disso, se o seu problema se dever a uma utilização excessiva, deixar o monitor ou o televisor desligado durante um dia também funcionará para evitar a ocorrência de mais danos. A menos que tenha um ecrã OLED, existe uma fonte de luz na parte de trás do seu monitor ou televisor que também pode precisar de uma pausa de vez em quando, especialmente se o utilizar muito.

limpar o computador, problema com pixéis

Utilize a garantia para o substituir

A forma mais fácil e segura de reparar um pixel avariado sem correr o risco de danificar ainda mais o seu televisor ou monitor é mandar repará-lo ou substituí-lo pelo fabricante. Se o seu ecrã ainda estiver na garantia, pegue no manual e leia-o (e, se não tiver a certeza, verifique no manual a duração da garantia e o recibo do dia da compra, que é quando a garantia começa). Normalmente, o manual contém uma cláusula relativa a pixéis presos que indica quantos pixéis presos ou mortos constituem motivo para uma reclamação ao abrigo da garantia. Poderá haver um número mínimo de pixéis necessário para que o fabricante aceite a devolução do produto. Entretanto também poderá haver restrições quanto aos pixéis que não se encontram perto do centro do ecrã, uma vez que estes são considerados menos cruciais para uma imagem utilizável.

problema com pixéis

Pressionar com um pano húmido

Pode parecer imprudente, mas, aparentemente, algumas pessoas tiveram sucesso ao pressionar a área afetada do ecrã com um pano humedecido em água morna. O procedimento é o seguinte:

Desligue o televisor ou o monitor. Pegue em algo fino e pontiagudo, mas não demasiado afiado, como uma caneta com a tampa. Humedeça um pano e envolva-o à volta da ponta do seu objeto pontiagudo. Através do pano, pressione a área do ecrã onde vê o pixel preso. Tente não fazer pressão em mais lado nenhum a não ser no píxel avariado. Enquanto mantém a pressão sobre o pixel preso, ligue o monitor ou o televisor. Retire o pano e o objeto pontiagudo e a avaria deverá ficar resolvida.

como resolver o problema com pixéis no monitor ou tv

Se tentar este método, tenha em atenção duas coisas: A utilização deste método anulará a garantia da maioria dos fabricantes e implica também o risco de causar mais danos no ecrã. É melhor deixá-lo como um método de último recurso.

Bater com um objeto pontiagudo

Se acha que bater no seu televisor com uma caneta e um pano húmido é uma loucura, que tal retirar o pano? É isso mesmo, o próximo passo sugerido para corrigir um problema com pixéis envolve deixar o pano, mas manter o objeto pontiagudo (mas não afiado) é o ideal. Por exemplo, naqueles lápis com borracha na parte de trás, pode utilizar essa ponta.

Ligar o monitor ou a televisão (se for um monitor, ligar também o computador). Coloque uma imagem preta, que mostrará o pixel preso muito claramente contra o fundo. (É por esta razão que se deve ligar o computador, uma vez que é necessário um sinal para o monitor para que este seja ativado). Com a ponta da borracha, toque no local onde está o pixel preso. Procure um brilho branco sob o ponto de contacto. Se não vir um brilho branco, toque novamente com mais pressão. Cerca de cinco a dez toques fazem com que o píxel fique bom.

Para verificar os resultados, abra uma imagem branca (um documento de texto vazio, por exemplo) para verificar se não causou acidentalmente mais danos do que os que corrigiu.

Utilizar software

Se quiser utilizar um método mais sofisticado para resolver o problema com pixéis ou se der demasiado valor ao seu monitor para fazer experiências com ele, deve procurar um software para monitores. Existem vários disponíveis online. Um que é fácil de utilizar e tem uma boa reputação chama-se JScreenFix.

como resolver o problema com pixéis no monitor ou tv

O JScreenFix é uma ferramenta online que produz um ecrã preto sólido com um pequeno quadrado de cores intermitentes que pode mover com o rato. Ao posicionar o quadrado sobre o pixel bloqueado, o quadrado ativa os pixéis por baixo do quadrado, um subpixel de cada vez. Esta estimulação rápida de subpixéis alternados pode funcionar para soltar o cristal líquido no pixel, resolvendo o problema após cerca de 10 minutos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também