A aplicação Vínculo ao Telemóvel da Microsoft vem pré-instalada nos dispositivos Windows 11 e destina-se a ligar o telemóvel ao PC. No entanto, nem todas as pessoas o utilizam e agora talvez não seja boa altura para começar. É que há um novo problema com o vínculo ao telemóvel e a Microsoft não parece estar a par dele.
Em alguns casos a Microsoft deixa de anunciar quando remove funções importantes das suas aplicações e serviços populares. No entanto desta vez não parece ser isso que se está a passar. É que do nada esta aplicação perdeu recentemente a capacidade de permitir a desvinculação do telemóvel do PC, e a Microsoft não parece estar ciente disso.
Não é possível remover o telemóvel de forma simples
Anteriormente, era possível remover o telemóvel clicando na opção de três pontos ao lado do dispositivo móvel na página Dispositivos em Configurações do Vínculo ao Telemóvel. No entanto como refere o XDA a opção dos três pontos para remover dispositivos já não está disponível.
O que é ainda mais frustrante é o facto de não ser claro se isto é intencional ou um bug. A resposta da empresa a esta questão parece sugerir que nem sequer tem conhecimento de que o Vínculo ao Telemóvel perdeu a funcionalidade.
Uma forma alternativa de desvincular o smartphone
A única forma de desvincular o telemóvel do PC é sair da conta que utilizou ao configurar a aplicação. O problema é que se tiver vários telemóveis ligados ao PC através de uma única conta, terminar a sessão significa também perder o acesso a todos os dispositivos ligados ao PC. Ter de configurar novamente a ligação telefónica, se necessário, depois de remover o telemóvel também aumenta o inconveniente, porque tem de seguir novamente o mesmo processo quando emparelhou pela primeira vez o PC com o smartphone.
É por tudo isto que se ainda não configurou este sistema mais vale esperar um pouco. Se já o configurou também não vale a pena fazer nada, para já. A Microsoft há de dizer se este problema com o vínculo ao telemóvel foi propositado ou não.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!