A Intel está neste momento a preparar o lançamento dos novos Intel Core 11000, que apesar de ainda serem baseados no processo de 14nm, já trazem uma nova arquitetura para cima da mesa… Algo que deverá chegar perfeitamente para remeter a AMD novamente para a segunda posição na performance single-thread.
No entanto, é inegável que o mercado precisa de algo novo, e pelos vistos, a inovação está a caminho pelas mãos da Intel! É que além do suporte à memória RAM de nova geração (DDR5), e standard PCIe 5.0. Os novos Intel Core 12000 (Alder Lake) também vão ser baseados num processo completamente novo! Isto ao mesmo tempo que trazem um misto de núcleos de processamento diferentes.
A Intel já está a preparar os seus primeiros processadores inovadores dos últimos 10 anos
Portanto, além da troca de arquitetura e processo de produção, tudo indica que os novos processadores da Intel vão tirar uma página dos SoCs que dão vida aos nossos tão queridos smartphones, ao incluir um misto de núcleos de processamento (alto desempenho e alta eficiência). Ou seja, vamos finalmente dar as boas vindas ao BIG.little nos processadores Intel.
Dito tudo isto, acabou de aparecer o primeiro processador Intel Alder Lake no GeekBench, revelando 16 núcleos mas apenas 24 threads. Porquê? Porque os núcleos eficientes não suportam hyperthreading. Assim, temos aqui 8 núcleos ‘grandes’ e 8 núcleos ‘pequenos’ com um clock base de 1.38Ghz, que muito provavelmente deverá ser a frequência dos núcleos ‘pequenos’.
Entretanto, tudo indica que os núcleos ‘grandes’ são Sunny Cove, enquanto os núcleos ‘pequenos’ são Tremont. O processador parece apresentar um total de 30MB de cache L3 para todo o pacote e 1.25MB de cache L2 para cada núcleo.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!